Cheia do Jacuí é de grande proporção e avança para a grande Porto Alegre

Publicado em 20/06/2025 07:59
Cheia do Jacuí é uma das maiores da história em Cachoeira do Sul e pico de vazão ainda não chegou no Vale do Rio Pardo, Região Carbonífera e Eldorado do Sul

A cheia do Rio Jacuí, um dos principais rios do Rio Grande do Sul e que é o maior rio contribuinte do Guaíba em Porto Alegre, é de grandes proporções e uma das maiores da história por dados de coordenadorias municipais da Defesa Civil.

Cachoeira do Sul enfrenta mais uma vez a força das águas com a cheia do Jacuí. A enchente que atinge o município já é a sexta maior da história local, conforme informação da Defesa Civil Municipal divulgada no final da tarde da quinta-feira. 

O nível do Rio Jacuí alcançou a marca de 25,38 metros ontem ao fim da tarde, o que representa 7,38 metros acima do seu nível normal. A situação ainda é de preocupação, pois o rio segue em elevação e a chuva persiste.

O maior registro histórico de cheia no município ocorreu em maio do ano passado, quando o Jacuí chegou a impressionantes 29,55 metros em Cachoeira do Sul. A expectativa agora é que a marca deste ano ainda aumente nas próximas horas, dependendo do volume de chuva e da vazão do rio. 

Os impactos da enchente também se refletem em outros municípios da região. O transporte de veículos pela barca entre São Jerônimo e Triunfo está temporariamente suspenso. A decisão, segundo as autoridades, é preventiva e busca garantir a segurança dos usuários e da equipe responsável pela travessia.

O Rio Jacuí provoca inundação em vários municípios do Centro do estado, como na região da Quarta Colônia, onde as águas cobrem extensas áreas em municípios como Dona Francisca, Agudo e Restinga Seca. 

Em Rio Pardo, o Jacuí começou a quinta-feira em 12,5 metros e terminou o dia acima de 14 metros. Em 2024, o pico da cheia em Rio Pardo chegou a 24 metros, chegando a alcançar a ponte sobre o rio. 

À medida que o pico de vazão avança, a situação se deteriora mais a Leste. A enchente já atinge a Região Carbonífera. Nesta madrugada de sexta, o Jacuí atingiu 1,23 metro acima da cota de inundação em São Jerônimo. 

A MetSul Meteorologia alerta que o Jacuí seguirá subindo entre Cachoeira do Sul e Porto Alegre, ou seja, a tendência é de agravamento da situação no Vale do Rio Pardo, na Região Carbonífera e na Grande Porto Alegre. 
Assim, municípios como Rio Pardo, Charqueadas, São Jerônimo, Triunfo e Eldorado do Sul tende a ter uma agravamento da enchente com mais moradores sendo afetados por inundação. A situação preocupa em especial em Eldorado, que está no delta do Jacuí em ponto que já recebeu as águas do Taquari. 

A cheia de grandes proporções do Jacuí é consequência dos acumulados extremos de chuva no Centro do estado, onde vários municípios tiveram volumes parecidos ou iguais aos observados no final de abril de 2024 com marcas de até 400 mm a 500 mm apenas nesta semana.

O conteúdo de metsul.com está protegido por direitos autorais. É expressamente proibida a reprodução do conteúdo sem autorização prévia ou licenciamento. É autorizada a citação em parte das informações com obrigatoriedade de hyperlink para o original. https://metsul.com/cheia-do-jacui-e-de-grande-proporcao-e-avanca-para-grande-porto-alegre/ .

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Metsul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário