Alertas do Inmet para chuvas intensas e tempestade chegam ao Sudeste e Centro-Oeste do Brasil

Publicado em 04/08/2025 16:27
Alerta mais severo está em vigor desde a manhã desta segunda-feira e segue até as 10h de terça

Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu uma série de alertas para chuvas intensas e tempestades que devem atingir regiões do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil entre esta segunda (4) e terça-feira (5). Os avisos envolvem diferentes graus de severidade e apontam riscos que vão desde transtornos pontuais até danos mais significativos, com possibilidade de granizo e ventos fortes.

O alerta mais severo, classificado como de perigo (grau laranja), está em vigor desde a manhã desta segunda-feira e segue até as 10h de terça. Ele abrange regiões do Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste, com destaque para o Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Pantanais Sul-Mato-grossenses, Noroeste Paranaense, Centro-Sul Paranaense e áreas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, ventos entre 60 e 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. Nesses locais, há risco de corte de energia elétrica, alagamentos, estragos em plantações e queda de árvores.

Além disso, boa parte do Sudeste e do Centro-Oeste está sob alerta de perigo potencial (grau amarelo) tanto para chuvas intensas quanto para tempestades. Esse aviso vale para todo o dia de terça-feira, com possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm no acumulado diário, ventos de até 60 km/h e granizo em pontos isolados.

Entre as áreas afetadas estão importantes centros urbanos e produtivos de São Paulo, como Campinas, Presidente Prudente, Marília, São José do Rio Preto, Bauru, Piracicaba, Araçatuba, Itapetininga, Assis, Vale do Paraíba, além das regiões metropolitanas de São Paulo e de Curitiba.

Também estão incluídas áreas do Mato Grosso do Sul, como o Leste, Sudoeste, Centro-Norte e Sudeste do estado, além de regiões do Norte de Mato Grosso, Centro-Sul de Rondônia e Norte Pioneiro do Paraná. Segundo o Inmet, apesar de o risco ser considerado baixo, a combinação entre instabilidade atmosférica e avanço de uma frente fria pode causar transtornos pontuais, como alagamentos, queda de galhos e interrupções localizadas no fornecimento de energia.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário