HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chance de La Niña entre outubro e dezembro deste ano chega a 71%, informa NOAA

Publicado em 11/09/2025 16:45
Agência trouxe uma probabilidade muito maior em nova atualização, além de projetar em 54% a chance de o fenômeno seguir no trimestre entre dezembro e fevereiro

Logotipo Notícias Agrícolas

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) informou que há 71% de chance de ocorrência de La Niña entre outubro e dezembro de 2025. Para o trimestre seguinte, de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026, o fenômeno segue favorecido, ainda que com probabilidade menor, de 54%.

LA NINA_110925_FIG2
Probabilidade de La Niña, El Niño ou neutralidade com base na temperatura do oceano no quadrante Niño 3.4. Fonte: NOAA

No mês passado, o boletim da agência havia apontado uma chance bem mais modesta: 58% de probabilidade de La Niña entre outubro e dezembro, com expectativa de retorno ao padrão neutro no início de 2026. O novo relatório, portanto, mostra um aumento expressivo nas chances de instalação do fenômeno ainda neste ano.

De acordo com a NOAA, o Oceano Pacífico ainda se encontra em condição de neutralidade climática, sem El Niño nem La Niña. Mesmo assim, sinais já indicam mudanças: a temperatura da água está ligeiramente abaixo do normal em várias áreas e essa tendência também aparece em camadas mais profundas.

LA NINA_110925_FIG1
Média de anomalia da temperatura na superfície do oceano durante a semana do dia 3 de setembro. Fonte: NOAA

Além disso, alterações nos ventos e no padrão de nuvens observados recentemente reforçam o cenário de transição. Os modelos de previsão mostram cenários diferentes: alguns ainda apontam para a manutenção da neutralidade, mas a maioria indica o surgimento e a permanência da La Niña nos próximos meses.

Com base nesses fatores, a NOAA avalia que a probabilidade de mudança é significativa e considera provável a instalação do fenômeno ainda neste ano.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário