Região Sul segue com previsão de chuvas nos próximos dias
![]()
O Sul do Brasil deve enfrentar um fim de semana de instabilidade, com previsão de acumulados significativos de chuva e risco de temporais localizados. Segundo projeções do modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre sexta-feira (03) e sábado (04) os maiores volumes devem se concentrar no norte do Rio Grande do Sul e em áreas de Santa Catarina, onde os índices podem superar 50 milímetros em 24 horas sobre algumas áreas.

Além da previsão numérica, o Inmet emitiu um alerta de chuvas intensas, em vigor entre às 8h51 desta sexta-feira (03) e 10h de sábado (04). O aviso, classificado como de perigo potencial, indica a possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm no dia, acompanhada de ventos intensos entre 40 e 60 km/h.
O órgão aponta baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, mas recomenda que a população fique atenta às condições climáticas.
As áreas mais afetadas abrangem grande parte do Sul do país, incluindo o Sudoeste, Noroeste e Nordeste do Rio Grande do Sul, região Metropolitana de Porto Alegre e Sul do estado; o Oeste, Vale do Itajaí, Norte e Sul Catarinense, além da Grande Florianópolis; e ainda diversas regiões do Paraná, como a Metropolitana de Curitiba, Norte Central, Oeste, Sudoeste, Sudeste e Norte Pioneiro. Também há alerta para o Sudoeste de Mato Grosso do Sul e o Litoral Sul Paulista.
0 comentário
Áreas do Centro-Norte do Brasil seguem com possibilidade de chuvas intensas
Confira q previsão do tempo esta sexta-feira (5) para todo o Brasil
Fenômeno ZCAS se estabelece e traz chuvas intensas para MG, ES e BA nesta quinta-feira
Confira a previsão do tempo esta quinta-feira (4) para todo o Brasil
Alerta vermelho para acumulado de chuvas entre o Espírito Santo, sul da Bahia e parte de Minas Gerais
Chuvas vão se regularizar para soja do Brasil, riscos climáticos diminuem, diz Nottus