Inmet alerta para possibilidade de tempestades em áreas ao norte das regiões Centro-Oeste e Sudeste

Publicado em 25/11/2025 17:58
Municípios do Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia também podem ser atingidos

Logotipo Notícias Agrícolas

As regiões Centro-Oeste e Sudeste estão sob atenção entre esta terça (25) e quarta-feira (26) devido à atuação de tempestades associadas ao avanço de um sistema de baixa pressão e à presença de umidade abundante na atmosfera. Conforme alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), diferentes áreas dos dois blocos regionais permanecem em estado de perigo ou perigo potencial, com previsão de chuva forte, rajadas intensas de vento e possibilidade de queda de granizo.

Segundo o Inmet, o aviso de tempestade de grau de severidade “Perigo” aponta chuva entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, rajadas entre 60 e 100 km/h e risco de danos estruturais, interrupção no fornecimento de energia e alagamentos. No Centro-Oeste, esse cenário atinge principalmente áreas do norte de Mato Grosso e Goiás. No Sudeste, o alerta se estende por regiões de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, incluindo a Metropolitana de Belo Horizonte e o Noroeste Fluminense.

AlertaLaranja_25112025

Já o aviso de tempestade com “Perigo Potencial” — que prevê acumulados menores, entre 20 e 30 mm/h, e ventos de 40 a 60 km/h — abrange áreas amplas do Centro-Oeste, incluindo o Distrito Federal, Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e porções do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. No Sudeste, o alerta se estende para Minas Gerais, Rio de Janeiro e partes de São Paulo, com risco menor, mas ainda presente, de queda de galhos, alagamentos pontuais e interrupções de energia.

AlertaAmarelo_25112052

Há ainda um aviso de chuvas intensas, também de perigo potencial, válido especialmente para a faixa leste do Sudeste — incluindo a Região Metropolitana de São Paulo, litoral paulista, Vale do Paraíba, Zona da Mata mineira e áreas do Rio de Janeiro. Segundo o Inmet, os acumulados podem chegar a 50 mm/dia, com rajadas moderadas e risco de alagamentos e descargas elétricas.

Centro-Oeste: chuvas concentradas no norte e tempo mais seco no sul da região

A previsão semanal divulgada pelo Inmet complementa os alertas. No Centro-Oeste, os maiores acumulados são esperados no norte de Goiás, onde podem atingir entre 100 e 150 mm nos próximos dias. Áreas do norte de Mato Grosso e norte de Goiás também podem registrar volumes significativos, entre 60 e 80 mm.

A partir de 26 de novembro, porém, o cenário muda: o tempo seca no sul dos estados do Centro-Oeste e em praticamente todo o Mato Grosso do Sul, onde a tendência é de supressão das chuvas ao longo da semana. No Distrito Federal, podem ocorrer pancadas rápidas e isoladas, que somam entre 30 e 60 mm no período de cinco dias.

A umidade relativa do ar deve oscilar bastante. Segundo o Inmet, os índices começam próximos de 50%, mas ao longo da semana podem declinar para valores entre 30% e 40% no centro-sul da região, especialmente em Mato Grosso do Sul e sul de Goiás.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário