Inmet emite alerta de perigo para tempestades no Sul, Sudeste e Centro-Oeste
![]()
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (02) uma série de alertas de tempestade classificados como "Perigo" (cor laranja) e "Perigo Potencial" (cor amarela) para grandes áreas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. A previsão indica instabilidade severa, com validade dos avisos estendendo-se até o final da quinta-feira, 4 de dezembro.
Diferente de seus vizinhos regionais, o estado do Rio Grande do Sul não figura nas áreas de risco severo (laranja) emitidas pelo instituto neste momento, aparecendo apenas marginalmente nos avisos de menor intensidade.
De acordo com o Inmet, as áreas sob alerta laranja podem registrar chuvas entre 30 e 60 mm/h ou acumulados de 50 a 100 mm/dia. Além da água, há previsão de ventos intensos, variando de 60 a 100 km/h, e queda de granizo.
O órgão adverte para riscos associados a essa condição meteorológica, como corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
A instabilidade cobre uma vasta área geográfica. Entre as zonas mais afetadas pelo aviso de maior severidade que se inicia na tarde desta terça-feira (02) e segue até a manhã de quarta-feira (03), destacam-se:
Sudeste: Regiões Metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte; Vale do Paraíba, Triângulo Mineiro, Zona da Mata e litoral do Espírito Santo. Sul: Norte e Oeste Catarinense, além de áreas metropolitanas e centrais do Paraná (como Curitiba). Centro-Oeste: Centro, Sul e Leste Goiano, além de partes do Mato Grosso.
![]()
Outro aviso de perigo, com início na madrugada de quarta-feira (03) e término na noite de quinta-feira (04), reforça a instabilidade especificamente sobre Minas Gerais (incluindo Vale do Rio Doce e Jequitinhonha), Espírito Santo e o Norte/Noroeste Fluminense.
![]()
O Inmet também publicou um aviso de "Perigo Potencial" (amarelo), que abrange uma área ainda maior, incluindo o Distrito Federal e o Sul da Bahia. Nestes locais, a chuva deve ficar em até 50 mm/dia e os ventos entre 40 e 60 km/h. O risco de danos estruturais é considerado baixo, mas a atenção deve ser mantida.
Embora o Rio Grande do Sul tenha ficado fora dos avisos de grande perigo, partes do Noroeste e Nordeste Rio-grandense foram citadas no aviso de menor severidade (amarelo), indicando chuvas pontuais, mas sem a intensidade prevista para os estados vizinhos como Santa Catarina e Paraná.
![]()
0 comentário
Confira a previsão do tempo para este sábado (6) e domingo (7) para todo o Brasil
Inmet indica chuvas fortes sobre a Região Sul do Brasil na próxima semana
Fim de semana será de calor e tempo firme no centro-sul do país
Áreas do Centro-Norte do Brasil seguem com possibilidade de chuvas intensas
Confira a previsão do tempo esta sexta-feira (5) para todo o Brasil
Fenômeno ZCAS se estabelece e traz chuvas intensas para MG, ES e BA nesta quinta-feira