Inmet alerta para de perigo para tempestade sobre Paraná e Santa Catarina na 6ª feira (12)
![]()
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém, ao longo desta sexta-feira (12), um alerta de perigo para tempestades que abrange praticamente todo o Paraná e áreas de Santa Catarina. Já o sul do Rio Grande do Sul permanece sob aviso de perigo potencial, indicando menor, porém ainda relevante, possibilidade de eventos severos.
Segundo o instituto, o aviso de tempestade de grau laranja (perigo) vale das 00h00 às 23h59 de hoje (12/12). As condições previstas incluem chuva intensa — entre 30 e 60 mm por hora ou 50 a 100 mm ao dia — acompanhada de ventos fortes de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. O Inmet alerta para riscos de cortes de energia, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
As áreas sob maior risco abrangem: Norte Pioneiro Paranaense, Oeste Catarinense, Centro Ocidental e Centro Oriental Paranaense, Noroeste e Norte Central Paranaense, Sudoeste e Oeste Paranaense, Sudeste Paranaense, Metropolitana de Curitiba, Norte Catarinense, Centro-Sul Paranaense, região Serrana, Vale do Itajaí, além do Sudoeste e Leste de Mato Grosso do Sul.
Além disso, permanece válido o aviso de perigo potencial (amarelo) para tempestades no Rio Grande do Sul, também entre 00h00 e 23h59 desta sexta-feira. Nessa faixa de severidade, o Inmet prevê chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos entre 40 e 60 km/h e chance de granizo, mas com baixo risco de danos mais amplos, como interrupções de energia e prejuízos agrícolas. As áreas afetadas incluem o Sudoeste, Sudeste e Centro-Ocidental e Centro-Oriental Rio-grandense, além da região Metropolitana de Porto Alegre.
Outro alerta, de chuvas intensas, esteve em vigor entre 10/12, às 9h, e 11/12, às 9h para uma extensa faixa do país. O aviso, também de perigo potencial, indicava acumulados de até 50 mm/dia e ventos de 40 a 60 km/h, com riscos baixos de alagamentos, descargas elétricas, quedas de galhos e interrupções no fornecimento de energia.
As áreas contempladas por esse alerta incluíram regiões de Goiás, Minas Gerais, Pará, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Acre, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Amazonas, Piauí, Rondônia, além do Distrito Federal e partes de Mato Grosso do Sul.
0 comentário
Índice de vegetação (NDVI) abaixo da média acende alerta para a soja, aponta EarthDaily
Após passagem de ciclone, tempo fica firme no sul e sudeste nesta quinta
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (11) para todo o Brasil
Inmet alerta para de perigo para tempestade sobre Paraná e Santa Catarina na 6ª feira (12)
Estados do sul e sudeste devem receber mais chuvas a partir de sexta-feira
Forte queda da pressão atmosférica no Sul intensifica risco de temporais e ventos fortes