Inmet destaca risco de chuvas intensas e granizo entre Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais
![]()
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a ocorrência de chuvas intensas, tempestades e queda de granizo em estados do Sul e do Sudeste entre quinta-feira (29) e o sábado (31), em razão da atuação de uma frente fria e da formação de um ciclone no litoral.
Segundo o Inmet, o Paraná deve registrar tempestades na quinta-feira (29), com destaque para a Região Metropolitana de Curitiba. A previsão indica chuva forte, rajadas de vento, descargas elétricas e possibilidade de granizo, com acumulados que podem chegar a 100 mm em 24 horas.
Em Santa Catarina, conforme o Inmet, a instabilidade também se intensifica na quinta-feira, especialmente no Norte do estado, no Vale do Itajaí e na Serra Catarinense, com previsão de tempestades isoladas e queda de granizo.
Para a sexta-feira (30), o Inmet informa que a formação de um ciclone no litoral favorece volumes elevados de chuva em São Paulo, Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. Em São Paulo, o instituto aponta risco de granizo em grande parte do estado, associado às tempestades.
No Rio de Janeiro, de acordo com o Inmet, a chuva tende a ser persistente e volumosa, aumentando o risco de alagamentos. Já no sul de Minas Gerais, especialmente na Serra da Mantiqueira, os acumulados podem superar 100 mm.
Ainda segundo o Inmet, no sábado (31) a chuva mais intensa deve se concentrar entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, enquanto Santa Catarina, Paraná e o sul de São Paulo seguem com previsão de tempestades localizadas, novamente com possibilidade de granizo.
O Inmet alerta ainda para a chance de formação de um novo episódio de ZCAS nos próximos dias e recomenda atenção às atualizações meteorológicas.
0 comentário
Inmet destaca risco de chuvas intensas e granizo entre Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais
RS ainda permanece no radar por falta de chuvas e calor intenso; novo ciclone se forma e efeitos podem chegar ao PR
Calor e instabilidade aumentam o risco de chuva forte no Sul e Sudeste | Previsão 28/01/2026
Chuvas intensas se concentram entre Goiás e Minas, enquanto Sul enfrenta calor e tempo mais seco
Chuvas de fevereiro trazem alívio às lavouras, mas exigem atenção redobrada do produtor
Estiagem se amplia e preocupa produtores no RS e na Argentina; temperaturas estão se elevando