Final de semana tem alertas para possibilidade de chuva e tempestade em grande parte do país
![]()
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alertas de atenção e de perigo para chuvas intensas e tempestades ao longo deste fim de semana, com previsão de volumes elevados de chuva, ventos fortes e possibilidade de granizo em áreas das cinco regiões do país. Os avisos começaram nesta sexta-feira (30) e se concentram, principalmente, no sábado (31).
![]()
No Sul do país, o Inmet emitiu alerta de perigo para tempestade, válido das 0h às 23h59 de sábado, com previsão de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm ao dia, ventos de 60 a 100 km/h e queda de granizo em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, incluindo regiões metropolitanas como Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. Em outras áreas da região, há alerta de atenção para tempestade, com chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h e menor risco de transtornos.
No Sudeste, os alertas do Inmet indicam alerta de perigo para chuvas intensas, com previsão de 30 a 60 mm/h ou até 100 mm/dia e ventos de até 100 km/h, atingindo São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, incluindo regiões metropolitanas e áreas do interior. Também há alertas de atenção, com volumes menores, mas ainda com risco de alagamentos e descargas elétricas.
No Centro-Oeste, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal seguem sob alertas de perigo e de atenção, com chuvas intensas, ventos fortes e chance de alagamentos, principalmente em áreas urbanas.
No Norte, o Inmet mantém alerta de perigo para chuvas intensas em áreas do Amazonas, Pará, Rondônia, Tocantins e Amapá, onde os volumes podem chegar a 100 mm ao dia, com ventos fortes e descargas elétricas. Em outras partes da região, há alerta de atenção, com chuva menos intensa, mas ainda capaz de causar transtornos.
Já no Nordeste, predominam alertas de atenção, principalmente no Maranhão, Bahia, Piauí e Ceará, com previsão de chuvas intensas em curto período, rajadas de vento e risco de alagamentos pontuais, embora também haja pontos sob alerta de perigo.
0 comentário
Fim de semana tem ciclone, frente fria e chuva persistente no Brasil | Previsão 31/01/2026
Inmet lança novos mapas para identificação dos fenômenos La Niña e El Niño
Final de semana tem alertas para possibilidade de chuva e tempestade em grande parte do país
Extremos climáticos mantêm produtores em alerta, com chuvas em excesso no BR Central, falta delas no RS e formação de ciclone
Ciclone tropical se forma na costa de SP e aumenta a chuva no Sudeste | Previsão 30/01/2026
Previsão do Inmet para fevereiro indica chuvas acima da média no Norte e Sudeste