Previsão do Inmet indica continuidade das chuvas e volumes elevados no Matopiba
![]()
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica a continuidade das chuvas em áreas do Matopiba, especialmente sobre Tocantins, Piauí e Maranhão, pelo menos até a próxima quarta-feira (11). De acordo com o órgão, os maiores acumulados devem ocorrer entre esta quinta-feira (05) e a sexta-feira (06), com volumes que podem ultrapassar os 100 milímetros em algumas localidades.
Segundo análise do Inmet, as precipitações mais persistentes devem atingir principalmente o sul do Maranhão, o centro-norte do Tocantins e áreas do centro-norte e sul do Piauí. Esse cenário tende a elevar e manter o excedente hídrico no solo ao longo da semana, favorecendo altos níveis de armazenamento de água.
O mapa de precipitação acumulada gerado pelo modelo Cosmo do Inmet reforça essa tendência. A projeção para o período até o dia 12 de março mostra áreas com volumes expressivos de chuva justamente sobre a faixa central do Matopiba, com destaque para partes do Tocantins, Maranhão e Piauí.

De acordo com o instituto, o balanço hídrico em municípios como Rio Sono (TO) e Corrente (PI) indica manutenção do excedente de água no solo pelo menos até segunda-feira (9). A previsão, segundo o Inmet, aponta chuvas suficientes para sustentar níveis adequados de umidade, sem indicação de déficit hídrico no curto prazo.
Apesar do benefício para a reposição de água no solo, o cenário exige atenção no planejamento das atividades agrícolas. Conforme destaca o Inmet, em áreas onde a soja já está em fase de maturação ou colheita, o excesso de umidade pode dificultar as operações de campo, aumentar o risco de deterioração dos grãos e comprometer a qualidade final da produção.
O instituto também observa que, nas lavouras semeadas mais tardiamente, o ambiente com elevada umidade relativa do ar, solos saturados e menor incidência de radiação solar pode favorecer a intensificação de doenças fúngicas e elevar a pressão de pragas, fatores que podem limitar o potencial produtivo das plantas.
0 comentário
Previsão do Inmet indica continuidade das chuvas e volumes elevados no Matopiba
Frente fria se aproxima e deve voltar a chover no sudeste a partir do final de semana
Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm alerta para tempestade nos próximos dias
Temporais no Sul e Umidade Abaixo de 20% em SP 05/03/2026
Chuvas na Zona da Mata: Sistema Faemg Senar aponta prejuízos aos produtores
Chuvas intensas ocorrem no MATOPIBA e deixam região em alerta