Inmet: Final de semana será marcado por temporais no Sudeste e chuva intensa no Norte do país

Publicado em 22/05/2026 16:57
A formação de um ciclone no Sul traz instabilidades em toda a Região no começo da próxima semana

No sábado (23), as condições para pancadas de chuva com trovoadas se intensificam em áreas do Sudeste e Sul do país. Os acumulados mais significativos são previstos para o Estado de São Paulo e para o litoral de Santa Catarina, onde há condições para chuva persistente. No Nordeste, os acumulados mais expressivos se concentram nas áreas mais ao sul da Bahia e na Região Norte.

Para o domingo (24) há pancadas de chuva em todo o litoral paulista e na região de Itapetininga e chuvas isoladas no sul de Minas, com muitas nuvens no restante do Sudeste. No Centro-Oeste, a chuva se restringe ao extremo sul do Mato Grosso do Sul. No Nordeste, há pancadas no norte do Maranhão e leste da Bahia, além de chuvas isoladas na faixa litorânea, enquanto o interior segue com tempo estável. No Norte, o tempo estará instável com chance de pancadas de chuvas com trovoadas em todos os estados, exceto Acre, Rondônia e Tocantins. No Sul, seguem com chuvas no Paraná e Santa Catarina, enquanto o Rio Grande do Sul o tempo segue estável.

Já na segunda-feira (25) a formação de um ciclone vai trazer temporais em toda a Região Sul, especialmente no noroeste do Rio Grande do Sul, onde há possibilidade de queda de granizo. No Sudeste, há condição de pancadas no sul e oeste de São Paulo, e chuvas isoladas no Vale do Paraíba, Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte do leste de Minas Gerais. No Centro-Oeste, a chuva atinge o centro-sul do Mato Grosso do Sul, e o noroeste do Mato Grosso. No Nordeste, há chuvas fracas e isoladas em todo o litoral, com mais intensidade no Recôncavo Baiano e noroeste do Maranhão. No Norte, as chuvas se espalham por todo o Amazonas e persistem no Pará, Roraima e Amapá.

Região Norte

No sábado (23), a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), contribui para a formação de pancadas de chuva com trovoadas no norte do Amazonas, de Roraima, e do Amapá. Nas demais regiões do Amazonas e do Pará, há pancadas de chuva isoladas à tarde, enquanto nos demais estados o tempo estará mais firme. As temperaturas mínimas variam entre 16°C no leste Rondoniense e 28°C no sudeste do Tocantins, enquanto as máximas marcam entre 22°C no norte do Amapá e 38°C no sudeste do Pará.

No domingo (24), o cenário da chuva é semelhante, com previsão de acumulado diário de até 80 mm no dia em áreas do Amapá. Nos estados do Tocantins, Rondônia e Acre, haverá variação de nuvens, sem ocorrência de chuva. As temperaturas mínimas variam entre 17°C no Acre e 28°C no sudeste do Tocantins e sul do Pará. As máximas marcam entre 24°C no norte do Amapá e 36°C no Tocantins.

Segunda-feira (25), as chuvas se espalham pelo Amazonas, porém com volumes menos expressivos sudeste do estado. O destaque fica com a região da Ilha de Marajó, onde ser observado acumulado de até 70 mm no dia. Em Porto Velho aumenta a quantidade de nuvens que podem gerar chuvas isoladas durante a tarde. As temperaturas mínimas variam entre 22°C no sul do Amazonas e 28°C no sudeste do Tocantins. As máximas variam entre 30°C no sudeste do Amazonas e 36°C no sul do Pará e no Tocantins.

Região Nordeste

No sábado (23), as condições mais severas de chuva são esperadas para o sul da Bahia, na faixa litorânea de Aracaju e Maceió e no noroeste do Maranhão, onde há um aviso do INMET para chuvas intensas. No norte do Piauí e do Ceará, também há condições para pancadas de chuva isoladas. Por outro lado, no centro-leste da Bahia, além das regiões de Aracaju, Maceió e Pernambuco, há apenas possibilidade de chuva isolada. Nas demais áreas do Nordeste, predomina a condição de muitas nuvens, sem ocorrência de chuvas. Em relação às temperaturas, as máximas podem atingir 36°C na divisa entre o Ceará e o Rio Grande do Norte. Já as mínimas devem ocorrer na região central da Bahia, com temperaturas em torno de 15°C.

Para o domingo (24), as condições do tempo permanecem semelhantes às de sábado. Há previsão de pancadas de chuva no norte do Maranhão e no leste da Bahia, enquanto em toda a faixa leste do Nordeste há possibilidade de chuvas isoladas. Por outro lado, no interior da região, o tempo segue mais estável, com poucas nuvens no céu, como no oeste da Bahia e de Pernambuco, no centro-sul do Piauí e no sul do Maranhão e do Ceará. Em relação às temperaturas, a máxima deve ocorrer no leste do Ceará, com 36°C, enquanto a mínima é prevista para a divisa entre Pernambuco e Ceará, com cerca de 15°C.

Na segunda-feira (25), há possibilidade de chuva isolada em toda a faixa litorânea da região. O destaque fica para o extremo noroeste do Maranhão, onde a chuva pode ocorrer na forma de pancadas. Por outro lado, no interior do Nordeste, a previsão não indica chuva, embora o céu deva permanecer predominantemente nublado. Em relação às temperaturas, as máximas podem chegar a 34°C, com ocorrência mais abrangente no oeste do Rio Grande do Norte, na região central do Maranhão e, de forma pontual, no norte do Piauí, na região do Jaguaribe, no Ceará, e no sertão pernambucano. Já as temperaturas mínimas devem ocorrer no centro-sul da Bahia, podendo atingir 14°C.

Região Centro-Oeste

No sábado (23), as condições são favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva isoladas no noroeste e no sul do Mato Grosso, especialmente durante a tarde. No Mato Grosso do Sul, há previsão de chuvas isoladas em todo o estado. Contudo, a atenção se volta para o centro-leste e sul-mato-grossense e para o sul de Goiás e sudeste do Mato Grosso, onde há condições para tempestades. Essas regiões, estão sob aviso vigente do INMET para tempestades. Na região central de Goiás e no Distrito Federal, há possibilidade de chuva isolada. Em relação às temperaturas, as máximas devem ocorrer no norte do Mato Grosso, podendo chegar a 36°C, enquanto as mínimas podem atingir 14°C no sudoeste do Mato Grosso do Sul.

No domingo (24), há previsão de chuva no sudeste do Mato Grosso do Sul e no extremo norte do Mato Grosso. No restante da região, predomina a condição de céu nublado, enquanto no norte de Goiás deve prevalecer a condição de poucas nuvens. Em relação às temperaturas, as máximas devem ocorrer no norte do Mato Grosso, podendo chegar a 36°C. Já as mínimas devem ser registradas na região do Pantanal e no sudoeste mato-grossense, com valores em torno de 16°C.

Já na segunda-feira (25), as condições do tempo seguem semelhantes às de domingo, com previsão de chuva para o extremo norte do Mato Grosso e para todo o centro-sul do Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas da região, o tempo deve permanecer predominantemente nublado. Em relação às temperaturas, as máximas devem ficar em torno de 36°C no extremo norte mato-grossense, enquanto as mínimas podem chegar a 15°C no Distrito Federal.

Região Sudeste

No sábado (23), há previsão de chuva, com condições mais severas em grande parte do estado de São Paulo, no Triângulo Mineiro e no sul dos estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, onde há aviso vigente do INMET para tempestades. Nas demais áreas da região, o tempo deve permanecer com muitas nuvens e possibilidade de chuvas isoladas. As temperaturas máximas podem chegar a 32°C no noroeste paulista, enquanto as mínimas continuam em torno de 10°C na Serra da Mantiqueira.

No domingo (24), o sudeste de São Paulo segue com condições favoráveis para pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Já a região central paulista e o sul de Minas Gerais continuam com possibilidade de chuvas isoladas, enquanto no restante da região predomina a condição de muitas nuvens, sem ocorrência de chuva. Em relação às temperaturas, as máximas podem chegar a 33°C no noroeste de São Paulo, enquanto as mínimas ficam em torno de 12°C na Zona da Mata mineira.

Para a segunda-feira (25), há previsão de pancadas de chuva isoladas na metade sul de São Paulo. Já no Vale do Paraíba, no leste de Minas Gerais e nos estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, há possibilidade de chuvas isoladas. Nas demais áreas da região, o predomínio será de muitas nuvens. As temperaturas máximas seguem em torno de 32°C no noroeste paulista, enquanto as mínimas podem chegar a 12°C no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

Região Sul 

A atuação de instabilidades atmosféricas no sábado (23) a favorece a formação de chuvas intensas, acompanhadas de descargas elétricas e fortes rajadas de vento de até 100 km/h em áreas do oeste e na faixa centro/norte do Paraná. Já no Litoral de Santa Catarina, as instabilidades favorecem condições para chuva persistente e localmente intensa, principalmente na região Metropolitana de Florianópolis, no Baixo e Médio Vale do Itajaí. As temperaturas mínimas variam entre 4°C nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e 18°C no noroeste do Paraná. As máximas ficam em torno de 10°C nas áreas mais altas da Região, e 24°C no noroeste do Paraná e na Região Metropolitana de Porto Alegre.

No domingo (24), as instabilidades continuam atuando nos Estados de Santa Catarina e do Paraná, provocando pancadas de chuva isoladas. No litoral de Santa Catarina e litoral norte do Rio Grande do Sul, segue a condição para chuva. As temperaturas mínimas ficam entre 4°C nas Serras Gaúcha e Catarinense e na região de Uruguaiana, e 18°C no noroeste do Paraná. As máximas marcam entre 16°C na Serra Catarinense e 24°C no noroeste do Rio Grande do Sul.

A partir da madrugada da segunda-feira (25), novas instabilidades favorecem temporais com pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas, chuva intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo na porção oeste da Região, que avançam ao longo de todo dia, intensificando-se ao longo da tarde e da noite. As temperaturas mínimas oscilam entre 10°C na Serra Catarinense e 20°C no noroeste do Rio Grande do Sul e do Paraná. As máximas variam entre 14°C nas Serras Gaúcha e Catarinense e 28°C no sudoeste de Santa Catarina e noroeste do Paraná.

mapas-23-24-25

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Inmet

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário