Fim de semana é de chuva em todas as regiões brasileiras

Publicado em 22/10/2010 08:37 e atualizado em 22/10/2010 09:18
Tocantins, Piauí e São Paulo devem registrar os acumulados mais altos.
SÁBADO, DIA 23

Sul
A área de baixa pressão junta-se a uma frente fria neste sábado. O novo sistema causa chuvas no norte do Rio Grande do Sul e em boa parte de Santa Catarina e do Paraná. De uma forma geral, o acumulado será baixo. Apenas entre o norte de Santa Catarina e o leste e norte do Paraná, a chuva será mais intensa, variando entre 20mm e 30mm. Na maior parte do Rio Grande do Sul, retorna uma condição de tempo seco. A entrada de uma massa de ar de origem polar gera mínima de 10°C na fronteira do Estado com o Uruguai. Já a temperatura máxima permanece baixa na maior parte da região Sul ao longo do dia.

Sudeste
A passagem de uma frente fria muda o tempo entre São Paulo, Rio de Janeiro e o oeste e sul de Minas Gerais. O sistema causa chuva forte a qualquer hora do dia e muitas trovoadas. O acumulado varia 20mm e 30mm nas áreas mais atingidas do Estado de São Paulo e, além disso, a temperatura máxima despenca entre São Paulo e o sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Já no Espírito Santo, o sol e o calor predominam.

Centro-Oeste
No sábado, a chuva atinge o Mato Grosso, oeste de Goiás e a maior parte de Mato Grosso do Sul, porém o acumulado será baixo na maior parte das localidades, não passando dos 10mm. No nordeste de Mato Grosso do Sul, no Distrito Federal e no leste de Goiás, o tempo permanece seco. O calor predomina em todo o Centro-Oeste, porém não há previsão de máximas extremamente elevadas neste dia.

Nordeste
Neste sábado, a distribuição da chuva permanece inalterada, começando na costa entre a Bahia e Pernambuco, avançando para norte até a costa entre o Ceará e Maranhão e retornando para sul, terminando no oeste da Bahia. De uma forma geral, o acumulado será baixo. A exceção fica por conta do centro do Piauí, onde o acumulado oscila em torno dos 20mm. Na maior parte do interior da Bahia, o tempo permanecerá seco. O calor predomina em toda a região.

Norte
No sábado, as áreas de instabilidade causam chuvas em boa parte da região. Apenas no Amapá e no nordeste do Pará, o risco de chuva é menor, novamente. Já com relação aos acumulados, eles serão mais elevados no sul de Tocantins, com acumulado de até 50mm. Mesmo com a chuva em boa parte da região, o calor predomina.

Confira a previsão para os próximos dias

Sul
No domingo, a frente fria se afasta da região Sul, permitindo o retorno do sol para a maior parte das cidades. Apenas no norte de Santa Catarina e no leste e norte do Paraná, chove fraco pela manhã. O frio da madrugada avança rapidamente pela região Sul e a previsão é de mínima em torno dos 6°C na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e em torno dos 10°C na Serra de Santa Catarina. À tarde, o calor volta a predominar na maior parte do Paraná, oeste de Santa Catarina e oeste do Rio Grande do Sul. Apenas nas áreas mais próximas do litoral, a tarde permanecerá fria. Na segunda, áreas de instabilidade voltam a provocar chuva mais generalizada entre o Paraná e Santa Catarina. Apesar disso, o acumulado será baixo. Na terça, a chuva fraca volta a ficar mais restrita, atingindo o litoral da região Sul. Entre os dias 27 e 31 de outubro, a previsão é de chuva com baixo acumulado no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina e Paraná, a previsão é de tempo seco na maior parte das cidades.

Sudeste
No domingo, a frente fria e áreas de instabilidade causam chuva na costa do Espírito Santo, todo o Rio de Janeiro, boa parte de São Paulo e no oeste e sul de Minas Gerais. O acumulado poderá alcançar 60mm em parte do oeste de Minas Gerais, porém na maior parte do Sudeste, a chuva virá com baixo acumulado. As chuvas a qualquer hora do dia e a grande quantidade de nuvens fazem com que a temperatura máxima permaneça baixa entre a costa de São Paulo e o oeste de Minas Gerais. Por outro lado, faz calor no Espírito Santo. Na segunda, a chuva atinge o Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, com risco de intensos temporais no norte e noroeste de Minas Gerais e na costa do Espírito Santo. Na terça, a chuva novamente concentra-se entre o Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, com temporais no norte de Minas Gerais. Entre os dias 27 e 31 de outubro, prosseguem as chuvas entre o Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. O acumulado passa dos 50mm no oeste e norte de Minas Gerais, Por outro lado, em São Paulo, o tempo permanecerá seco. A simulação indica tempo seco em boa parte do Estado até pelo menos o dia 5 de novembro.

Centro-Oeste
No domingo, prosseguem as chuvas com baixo acumulado na maior parte do Centro-Oeste. O acumulado será elevado apenas no centro e sul de Goiás. Entre 25 e 29 de outubro, a chuva atinge boa parte do Centro-Oeste. O acumulado será elevado no norte de Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso (entre 30mm e 70mm em cinco dias). Já em Mato Grosso do Sul, o acumulado ainda será baixo, oscilando em torno dos 15mm.

Nordeste
No domingo, a chuva forte atinge o oeste e norte da Bahia, oeste de Pernambuco, sul e oeste do Ceará, boa parte do Piauí e no leste do Maranhão. Entre os dias 25 e 29 de outubro, a chuva prossegue sobre boa parte do Nordeste. Destaque para o acumulado de mais de 100mm em boa parte da Bahia.

Norte
No domingo, a chuva prossegue, porém de forma bem mais isolada e com menor acumulado, sobre a região Norte. Entre os dias 25 e 29 de outubro, a chuva atinge boa parte da região, com acumulado que passa dos 30mm em todos os Estados, excetuando-se o Amapá.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário