Clima: La Niña se mantém

Publicado em 08/11/2010 10:30
Depois de afetar o plantio de grãos no Centro-Oeste, em especial no Estado de Mato Grosso, o fenômeno climático La Niña vai se manter em cena nos próximos meses e reger também o desenvolvimento das lavouras e a colheita da soja.

De acordo com a Somar Meteorologia, o principal efeito do fenômeno, que foi o atraso do retorno das chuvas ao Centro-Oeste, já aconteceu. Agora, a tendência é que o La Niña traga as chuvas tradicionais do verão.

"Teremos a combinação de frentes frias com a umidade da Amazônia causando chuvas, o que significa uma condição normal de clima para essa época do ano", diz Paulo Etchichury, meteorologista da Somar.

Ele avisa, no entanto, que não será surpresa se entre janeiro e fevereiro forem verificados períodos mais chuvosos. "Não que isso possa significar riscos de quebra de safra ou algo do gênero", pondera Etchichury.

Mas, ele vê a possibilidade de haver aumento da incidência de doenças como fungos, que se proliferam em ambientes úmidos, e até de dificuldades de colheita em algumas regiões do Centro-Oeste.

"Isso porque pode haver precipitações consecutivas de quatro a sete dias, com estacionamento de frentes frias, e sem ocorrências de janelas de sol", diz o especialista da Somar.

Etchichury esclarece, contudo, que não vê riscos de problemas sérios para os grãos advindos desses períodos de concentração das chuvas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário