La Ninã: Preocupação agora passa a ser com a colheita

Publicado em 09/11/2010 06:43
Vencido o atraso no plantio, o La Niña impõe novos desafios. No Sul, aumenta o risco de estiagem e, no Centro-Oeste, o de excesso de umidade
O retorno das chuvas ao Centro-Oeste do país depois de mais de um mês de atraso coloca a safra brasileira de verão de volta nos trilhos. De Norte a Sul, plantadeiras avançam noite adentro para destravar os trabalhos. Com aproximadamente um terço da soja no campo, a semeadura evolui em linha com a média histórica no Brasil, apesar de alguns estados ainda apresentarem atraso. Os produtores consolidam suas apostas para o ciclo 2010/11, mas ainda não garantem os resultados da colheita. A safra ainda precisa vencer o La NiÑa.

O plantio na poeira foi o primeiro dos desafios impostos pelo fenômeno climático nesta temporada, alertam os meteorologistas. Segundo eles, a próxima prova de fogo ocorrerá na virada do ano na Região Sul. O La Niña aumenta o risco de estiagem entre dezembro e janeiro.

O alerta maior é para o Rio Grande do Sul, mas vale também para Santa Catarina, Paraná e para o sul do Mato Grosso do Sul, pontua Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista do Instituto Somar. “As chuvas tendem a ser mais escassas, abaixo da média, e mal distribuídas. As quebras devem ser pontuais, vão pegar mais quem não escalonou (o plantio)”, explica.

Para o Paraná, a falta de umidade nesta época pegaria boa parte das lavouras de soja e milho em fase suscetível. Depois de começarem com atraso, os trabalhos de plantio concentraram-se na primeira quinzena de outubro. Houve também concentração de ciclos produtivos. Os mais curtos têm a preferência do produtor, que tem pressa para semear o milho safrinha após a colheita da safra de verão.

Se a previsão de seca se confirmar, colocará em xeque o potencial produtivo da safra de verão paranaense e a produção estadual de soja e milho deve ficar abaixo das 19,2 milhões de toneladas previstas pela Expedição.

Em Mato Grosso, depois de perder alguns hectares para o algodão, a soja terá uma temporada de desenvolvimento tranquila, de acordo com a meteorologia. Pelo menos até a época da colheita, que pode ser prejudicada pelo excesso de chuva.

“Com a volta das chuvas agora em novembro, o clima não fica excepcional, mas melhora bastante no Centro-Oeste”, avalia Santos. Até o início da semana que vem, Mato Grosso, Goiás e o Norte de Mato Grosso do Sul receberão precipitações generosas, aponta previsão do Somar. O volume acumulado no período deve superar 100 mm em toda a região e passar dos 150 mm em algumas áreas.

Ainda ativo no outono, o La Niña pode comprometer também a segunda safra mato-grossense, alerta o meteorologista. “A safrinha do Centro-Oeste depende de umidade em abril e maio, mas nenhum dos modelos climáticos indica chuva nessa época na região”, relata.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário