Previsão para o Natal é de calor e instabilidade em todo o país

Publicado em 24/12/2010 09:06 e atualizado em 24/12/2010 15:33
Chegada de uma frente fria à região nordeste pode trazer intensos temporais.

SÁBADO, DIA 25

Sul
No Natal, a frente fria avança pelo sul e leva chuvas para os três Estados da região. As chuvas mais persistentes se dão no centro e norte do Rio Grande do Sul: desde o início do dia até à noite, mas a condição é de chuva entre fraca e moderada. Já entre a tarde e a noite, a frente fria chega a Santa Catarina e provoca fortes pancadas de chuva no Estado, principalmente no leste, incluindo Florianópolis. No Paraná, também chove entre a tarde e a noite (pancadas pré-frontais, que antecedem a chegada da frente fria). Em cidades do sul gaúcho, o tempo volta abrir. Faz calor em toda a região, mas o calor é amenizado no Rio Grande do Sul por causa da nebulosidade e da chuva.

Sudeste
No sábado, ainda chove em boa parte da região. Os temporais atingem o centro e norte do Espírito Santo, o leste, centro e sudoeste de Minas Gerais e o oeste e nordeste de São Paulo. Em Divinópolis, Minas Gerais, o acumulado passa dos 75mm ou 25% da média do mês. Faz calor em boa parte da região, com exceção do centro e sul de Minas Gerais.

Centro-oeste
No sábado, as chuvas ficam ainda mais generalizadas e praticamente todas as cidades devem receber precipitações. O acumulado varia entre 20mm e 30mm no centro e oeste de Mato Grosso do Sul, oeste de Goiás e centro e sudeste de Mato Grosso. O calor predomina e a máxima passa dos 35°C em Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul.

Nordeste
No sábado, destaca-se a chegada de uma frente fria, responsável por intensos temporais no extremo sul do Estado da Bahia. Chuvas mais isoladas e com menor acumulado atingem o centro e oeste da Bahia, Maranhão, Piauí, Ceará e oeste de Pernambuco. No leste do Nordeste, o tempo permanece seco. O calor predomina, com máxima de mais de 35°C em boa parte do Nordeste.

Norte
No sábado, as chuvas atingem novamente boa parte da região norte. Chove forte no litoral norte do Amapá, noroeste do Pará, norte do Amazonas e centro e sul de Roraima. Mesmo com as chuvas, o calor predomina em toda a região neste sábado.

Confira a previsão para os próximos dias

Sul
A frente fria avança e junto com ela avançam as chuvas. Neste domingo, o Estado mais atingido é o Paraná: em algumas cidades do leste o sol mal aparece e chove o dia inteiro, o que ameniza o calor. Já, nas demais áreas da região sul, é esperado predomínio de sol e, por isso faz calor. A chuva ocorre apenas entre o fim da tarde e o início da noite, numa área que vai da Serra Gaúcha até o norte do Paraná, abrangendo também o centro e o leste catarinense. Mesmo nas áreas do centro e oeste paranaense, alternam-se períodos de sol com períodos de tempo encoberto, inclusive com chuva. Na segunda, a frente fria já passa a atuar sobre o Sudeste e uma massa de ar seco passa a atuar sobre o Rio Grande do Sul. Com sol e o "nordestão" soprando desde o início do dia, as temperaturas disparam, passando dos 35°C em algumas cidades. Já, no leste de Santa Catarina e do Paraná, o dia fica fechado e com chuva fraca por causa de ventos que injetam umidade do ar sobre o continente. No fim do dia, a frente fria no Sudeste propaga nuvens carregadas sobre o norte do Paraná, podendo chover forte nessa região. No dia 28, as condições pouco mudam: tempo fechado no leste do Paraná e de Santa Catarina, com chuva fraca; instabilidades no norte e oeste do Paraná, provocando chuva forte no fim do dia; tempo aberto nas demais áreas. Entre os dias 29 de dezembro e 2 de janeiro, praticamente não chove na região sul. Os maiores acumulados, de apenas 50mm, ocorrem no leste do Paraná.

Sudeste
No sábado, ainda chove em boa parte da região. Os temporais atingem o centro e norte do Espírito Santo, o leste, centro e sudoeste de Minas Gerais e o oeste e nordeste de São Paulo. Em Divinópolis, Minas Gerais, o acumulado passa dos 75mm ou 25% da média do mês. Faz calor em boa parte da região, com exceção do centro e sul de Minas Gerais. No domingo, destacam-se os temporais no sul do Rio de Janeiro, Espírito Santo e no leste, sul e sudoeste de Minas Gerais. Entre 27 e 31 de dezembro, as chuvas ganham muita força e há perspectiva de grandes temporais o litoral e nordeste de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Caso a chuva se confirme, cidades importantes como as quatro capitais poderão registrar muitos transtornos.

Centro-oeste
No sábado, as chuvas ficam ainda mais generalizadas e praticamente todas as cidades devem receber precipitações. O acumulado varia entre 20mm e 30mm no centro e oeste de Mato Grosso do Sul, oeste de Goiás e centro e sudeste de Mato Grosso. O calor predomina e a máxima passa dos 35°C em Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul. No domingo, prosseguem as chuvas generalizadas. O acumulado chega a 40mm no oeste de Mato Grosso do Sul e oeste de Goiás. Na segunda-feira, ainda há previsão de chuvas generalizadas, com acumulado entre 20mm e 30mm no noroeste de Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso. Entre 28 de dezembro e 1º de janeiro, forma-se uma invernada em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Em Mato Grosso do Sul, a chuva enfraquece, sendo que no sudeste do Estado, não há previsão de chuva.

Nordeste
No sábado, destaca-se a chegada de uma frente fria, responsável por intensos temporais no extremo sul do Estado da Bahia. Chuvas mais isoladas e com menor acumulado atingem o centro e oeste da Bahia, Maranhão, Piauí, Ceará e oeste de Pernambuco. No leste do Nordeste, o tempo permanece seco. O calor predomina, com máxima de mais de 35°C em boa parte do Nordeste. No domingo, a chuva forte atinge o sul da Bahia, com acumulado de até 40mm. Entre os dias 27 e 31 de dezembro, intensos temporais atingem o Maranhão, Piauí, oeste de Pernambuco e o oeste e sul da Bahia, com acumulado de mais de 150mm.

Norte
No sábado, as chuvas atingem novamente boa parte da região norte. Chove forte no litoral norte do Amapá, noroeste do Pará, norte do Amazonas e centro e sul de Roraima. Mesmo com as chuvas, o calor predomina em toda a região neste sábado. No domingo, destacam-se os temporais no noroeste do Amazonas, com mais de 60mm acumulado. Entre 27 e 31 de dezembro, as chuvas atingem boa parte da região norte, com exceção do centro e norte de Roraima e oeste do Acre. Acumulado de mais de 100mm atinge o norte do Tocantins e litoral do Amapá.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário