Primeiros sinais da estiagem no Norte do RS

Publicado em 12/01/2011 06:26

A estiagem dá os primeiros sinais fora das regiões da Campanha, Sul e Fronteira-Oeste do Estado. De acordo com informações repassadas por sindicatos de trabalhadores rurais à Fetag, as chuvas irregulares e escassas nas últimas três semanas causam problemas pontuais em pelo menos quatro municípios na região Celeiro: Crissiumal, Três Passos, Salto do Jacuí e Tiradentes do Sul. Dados da Região Administrativa da Emater de Ijuí sobre as precipitações nos 47 municípios desta área (Noroeste Colonial e Alto Jacuí) reforçam a percepção de problemas na regional, onde a previsão é colher 2,5 milhões de toneladas de soja e 756 mil toneladas de milho numa área de 1,1 milhão de hectares. Enquanto a média de chuva entre 3 e 9 de janeiro foi de 29 milímetros na região, Três Passos, por exemplo, registrou apenas 3 milímetros e Crissiumal, 7mm. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crissiumal, Ivo Pagani, apesar de os problemas serem localizados, atingem aproximadamente 20% da área agricultável do município, afetando o crescimento da oleaginosa e a formação do milho. O técnico da Emater Jovino Bin confirma áreas de lavoura murcha e até seca em Crissiumal, mas alega que isso ocorre com alguns tipos de solo. A prefeitura de Crissiumal já começou a abrir valas onde há concentração de água para facilitar a hidratação do gado.

A Defesa Civil reconhece problemas pontuais, mas descarta emergência. O major Oscar Moiano informa que foi procurado por alguns municípios da região com pedido de ajuda, mas informa que a prioridade são os em situação de emergência: Herval, Candiota, Pedras Altas, Lavras do Sul e Santana do Livramento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Correio do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário