Invernada prossegue no centro, oeste e norte do Mato Grosso

Publicado em 21/01/2011 13:06
No sábado, tempo fica fechado, com chuvas constantes e temperatura máxima baixa.
SÁBADO, DIA 22

Sul
No sábado, a chuva atinge os três Estados da região, inclusive boa parte do Estado do Rio Grande do Sul. Há risco de temporais em boa parte do centro, leste e sul de Santa Catarina. No Paraná, a chuva forte atinge o sul do Estado. No Rio Grande do Sul, chove forma, porém de forma isolada no nordeste, noroeste e parte do centro do Rio Grande do Sul. A temperatura máxima permanece baixa no centro e leste de Santa Catarina, nordeste do Rio Grande do Sul e no centro, sul e leste do Paraná. Já na maior parte do Rio Grande do Sul, o calor predomina.

Sudeste
Condição típica de verão em todo o Sudeste, com sol, muito calor e pancadas de chuva de fim de tarde. Apesar do risco de algumas chuvas fortes, a curta duração da chuva deverá fazer com que o acumulado fique baixo.

Centro-Oeste
No sábado, a chuva atinge toda a região, mas na maior parte das localidades, espera-se um dia típico de verão, com sol e calor pela manhã e chuvas com baixo acumulado apenas no período da tarde. Apenas no oeste e norte de Mato Grosso, o acumulado será mais elevado. A invernada prossegue no centro, oeste e norte de Mato Grosso (tempo fechado, com chuvas constantes e temperatura máxima baixa).

Nordeste
No sábado, a chuva volta a diminuir em boa parte da Bahia (interior) e parte do oeste de Pernambuco. O tempo permanece seco também em boa parte de Sergipe (interior) e sertão de Alagoas. Os temporais atingem o Maranhão, Piauí, Ceará, litoral do Rio Grande do Norte, litoral e oeste da Paraíba, litoral e parte do centro de Pernambuco, litoral de Alagoas, litoral de Sergipe e litoral da Bahia. O excesso de nuvens deixa a temperatura máxima mais baixa entre o Ceará e Pernambuco. Já na maior parte do Nordeste, o calor predomina.

Norte
No sábado, novamente a chuva atinge boa parte da região, com exceção de Roraima. Temporais atingem partes de Rondônia, Amazonas, Pará e Amapá. Em Ji-Paraná, Rondônia, o acumulado pode oscilar em torno dos 150mm (45% da média do mês de janeiro). A invernada (tempo fechado, com chuvas constantes e temperatura máxima baixa) toma conta de partes do Pará, Amazonas e Rondônia. Por outro lado, o calor predomina no Acre, Roraima, Amapá e Tocantins.

Confira a previsão para os próximos dias

Sul
No domingo, a chuva novamente atinge toda a região Sul. Os maiores acumulados atingem o nordeste do Rio Grande do Sul, entre a Serra, Litoral Norte e região metropolitana de Porto Alegre. Mesmo com as chuvas, o calor volta a predominar em toda a região Sul, inclusive Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na segunda, a chuva atinge toda a região Sul, inclusive o Rio Grande do Sul. Há risco de temporais localizados no oeste, sul, leste e nordeste do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. Na terça, chove em toda a região Sul, com destaque para temporais no sul de Santa Catarina. Entre 26 e 30 de janeiro, prosseguem as chuvas sobre toda a região, com destaque para acumulado de mais de 100mm no leste do Paraná, norte de Santa Catarina e oeste do Rio Grande do Sul. No sul do Rio Grande do Sul, o acumulado varia entre 15mm e 30mm neste período.

Sudeste
O domingo também será um dia bastante proveitoso para atividades ao ar livre, sem chuvas em boa parte de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em São Paulo e Espírito Santo, as chuvas isoladas vêm apenas a partir da tarde, depois de uma manhã com sol e muito calor. Há risco de temporais localizados no nordeste paulista. Na segunda, a previsão é de tempo seco em boa parte da região. As chuvas atingem o centro e sul de São Paulo, a costa do Espírito Santo e o litoral norte do Rio de Janeiro. Na terça, destaca-se a chuva mais intensa no sul de São Paulo. Entre 26 e 30 de janeiro, prosseguem as chuvas de fim de tarde e com baixo acumulado na maior parte do Sudeste.

Centro-Oeste
No domingo, finalmente não há invernada na maior parte de Mato Grosso. Apenas no extremo noroeste do Estado, o dia ainda será com tempo fechado, com chuvas mais constantes e temperatura máxima mais baixa. De resto, o sol e o calor predominam pela manhã e as chuvas voltam apenas a partir da tarde. O acumulado de chuva promete ser elevado no norte de Mato Grosso. Na segunda, as chuvas de fim de tarde prometem ser intensas no oeste de Goiás e no norte e oeste de Mato Grosso. Na terça, o acumulado de chuva de fim de tarde será elevado no centro e norte de Mato Grosso. Entre 26 e 30 de janeiro, prosseguem as chuvas de fim de tarde em boa parte da Região, algo que favorece a agricultura em todos os aspectos.

Nordeste
No domingo, chove em boa parte da região. As precipitações voltam a atingir, inclusive, o centro e norte da Bahia, oeste de Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Os temporais atingem o litoral oeste do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, oeste da Paraíba, litoral e oeste de Pernambuco, litoral de Alagoas, litoral de Sergipe e o litoral norte e parte do norte da Bahia. Mesmo com as chuvas mais generalizadas, o calor volta a predominar em toda a Região Nordeste. Na segunda e terça-feira, destacam-se os intensos temporais no norte da Região, especialmente no interior da Paraíba, Maranhão, Piauí e Ceará. Entre 26 e 30 de janeiro, a chuva atinge boa parte da região, porém não há previsão de elevados acumulados sobre o centro, leste e sul da Bahia. Os maiores acumulados atingem o litoral sul e partes do oeste e norte da Bahia, Maranhão, Piauí e litoral do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Norte
No domingo, as chuvas enfraquecem sobre o Amazonas e o tempo permanece seco em Roraima. No Acre, Rondônia, Pará, Tocantins e Amapá, as chuvas prosseguem com risco de temporais em Rondônia e Pará. Em São Miguel do Guaporé, Rondônia, o acumulado pode oscilar em torno dos 150mm (45% da média do mês de janeiro). A invernada (tempo fechado, com chuvas constantes e temperatura máxima baixa) toma conta de partes do Amazonas e Rondônia. Por outro lado, o calor predomina no Acre, Roraima, Amapá, Pará e Tocantins. Na segunda, a chuva forte atinge parte de Rondônia, Acre, Pará e Tocantins. Na terça, destaca-se a chuva forte em Rondônia, Pará, Tocantins e Amapá. Entre 26 e 30 de janeiro, destaca-se a chuva forte prevista para o Pará e norte do Tocantins, com acumulado de mais de 100mm.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário