Chuva atrapalha o plantio das lavouras no sul do Ceará

Publicado em 07/02/2011 07:47
Locais que eram castigados pela seca agora estão inundados. Lavouras de arroz, milho e feijão viraram lagos.
No sul do Ceará, a chuva dos últimos dias atrapalhou o plantio das lavouras. Em Lavras da Mangabeira em um mês choveu metade do que é esperado para o ano todo.

Locais que até bem pouco tempo atrás eram castigados pela seca agora estão inundados. A lavoura de arroz plantada no começo de janeiro virou um lago. Em outra área, José de Souza plantou milho, arroz e feijão, mas ele não imaginava que chovesse tanto no sertão de Lavras da Mangabeira, região centro-sul do Ceará. “Está tudo coberto, cheio de água ainda. O milho está morrendo dentro da água, o feijão também”, contou o agricultor.

Só nos primeiros 33 dias de 2011 choveu 435 milímetros no município. Segundo a empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, isso corresponde a 50% do normal esperado para todo o ano na região.

Para os trabalhadores, as chuvas em excesso prejudicam o plantio. “Precisa esperar secar um pouco para preparar o solo, adubar e depois plantar. Vou plantar milho e mamona”, disse Edilson de Macedo, agricultor.

“Depois que começou a chover, principalmente nas terras baixas, a gente não pode mais trabalhar porque não tem como, as terras estão muito molhadas. Ainda temos muito o que plantar, mas por enquanto estamos parados esperando a estiagem, afirmou Cícero de Oliveira”, presidente da Associação Rural de Lavras da Mangabeira.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário