Chuva atrapalha o plantio das lavouras no sul do Ceará
Locais que até bem pouco tempo atrás eram castigados pela seca agora estão inundados. A lavoura de arroz plantada no começo de janeiro virou um lago. Em outra área, José de Souza plantou milho, arroz e feijão, mas ele não imaginava que chovesse tanto no sertão de Lavras da Mangabeira, região centro-sul do Ceará. “Está tudo coberto, cheio de água ainda. O milho está morrendo dentro da água, o feijão também”, contou o agricultor.
Só nos primeiros 33 dias de 2011 choveu 435 milímetros no município. Segundo a empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, isso corresponde a 50% do normal esperado para todo o ano na região.
Para os trabalhadores, as chuvas em excesso prejudicam o plantio. “Precisa esperar secar um pouco para preparar o solo, adubar e depois plantar. Vou plantar milho e mamona”, disse Edilson de Macedo, agricultor.
“Depois que começou a chover, principalmente nas terras baixas, a gente não pode mais trabalhar porque não tem como, as terras estão muito molhadas. Ainda temos muito o que plantar, mas por enquanto estamos parados esperando a estiagem, afirmou Cícero de Oliveira”, presidente da Associação Rural de Lavras da Mangabeira.
0 comentário
Confira a previsão do tempo para este final de semana (12/13) para todo o Brasil
Plantio seguro: Mapas climáticos mostram chuvas volumosas e bem distribuídas até o final de outubro em todo Centro Sul do país
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (11) para todo o Brasil
NOAA: atualização indica La Niña breve, de fraca intensidade e com menor influência sobre o clima
Sul, Sudeste e parte sul do Centro-Oeste têm alerta para perigo de tempestade até 6ª feira
Furacão Milton sai da Flórida sem provocar as temidas inundações