Chuva atrapalha o plantio das lavouras no sul do Ceará

Publicado em 07/02/2011 07:47 264 exibições
Locais que eram castigados pela seca agora estão inundados. Lavouras de arroz, milho e feijão viraram lagos.
No sul do Ceará, a chuva dos últimos dias atrapalhou o plantio das lavouras. Em Lavras da Mangabeira em um mês choveu metade do que é esperado para o ano todo.

Locais que até bem pouco tempo atrás eram castigados pela seca agora estão inundados. A lavoura de arroz plantada no começo de janeiro virou um lago. Em outra área, José de Souza plantou milho, arroz e feijão, mas ele não imaginava que chovesse tanto no sertão de Lavras da Mangabeira, região centro-sul do Ceará. “Está tudo coberto, cheio de água ainda. O milho está morrendo dentro da água, o feijão também”, contou o agricultor.

Só nos primeiros 33 dias de 2011 choveu 435 milímetros no município. Segundo a empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, isso corresponde a 50% do normal esperado para todo o ano na região.

Para os trabalhadores, as chuvas em excesso prejudicam o plantio. “Precisa esperar secar um pouco para preparar o solo, adubar e depois plantar. Vou plantar milho e mamona”, disse Edilson de Macedo, agricultor.

“Depois que começou a chover, principalmente nas terras baixas, a gente não pode mais trabalhar porque não tem como, as terras estão muito molhadas. Ainda temos muito o que plantar, mas por enquanto estamos parados esperando a estiagem, afirmou Cícero de Oliveira”, presidente da Associação Rural de Lavras da Mangabeira.

Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário