Previsão do tempo: Áreas de instabilidade provocam chuvas em todas as regiões

Publicado em 01/04/2011 10:12 640 exibições
Temperaturas mínimas ficam baixas no centro-sul do país.
SÁBADO, DIA 2

Sul

A frente fria garante chuvas generalizadas no Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. Há risco de chuva forte entre o norte de Santa Catarina e o leste do Paraná, justamente uma das regiões mais castigadas pelos temporais desta semana. Há risco de novos deslizamentos de encosta ao longo da BR-376. A temperatura volta a cair em toda a região.

Sudeste

Além da frente fria entre o Espírito Santo e o norte de Minas Gerais, áreas de instabilidade causam temporais no Triângulo Mineiro e no oeste de São Paulo. Apenas o Rio de Janeiro deverá ter um sábado com tempo completamente seco. O calor diminui em São Paulo, mas prossegue sobre o norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. No Rio de Janeiro, a sensação térmica será agradável na maior parte do Estado.

Centro-Oeste

O tempo muda de forma considerável. Áreas de instabilidade associadas com a passagem de uma frente fria causam chuvas fortes desde as primeiras horas da manhã sobre o Mato Grosso do Sul e sul de Goiás. Além disso, apesar do menor acumulado, também chove desde cedo sobre o Mato Grosso. A temperatura máxima cai entre Mato Grosso do Sul e Goiás e permanece baixa em boa parte de Mato Grosso.

Nordeste

Além da Zona de Convergência Intertropical, uma frente fria reforça as chuvas sobre a região. As precipitações generalizadas atingem o sul, norte e oeste da Bahia, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e na costa e oeste de Pernambuco. Temporais atingem o litoral sul da Bahia, o litoral do Rio Grande do Norte (Natal), o centro e norte do Ceará (Fortaleza), centro e norte do Piauí (Teresina) e centro e norte do Maranhão (São Luís). Por outro lado, o tempo permanece seco em boa parte do Recôncavo Baiano, Sergipe e Alagoas. O calor aumenta ainda mais e a máxima varia entre 35°C e 40°C entre o nordeste da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Piauí.

Norte

As chuvas atingem novamente toda a região, com destaque para temporais no Amazonas, Pará e Amapá. O excesso de nuvens deixa a temperatura máxima baixa em partes do Amazonas, Pará e Amapá. Entre o Acre, Rondônia e Roraima, o calor predomina.

Confira a previsão para os próximos dias

Sul

Entre 3 e 7 de abril, as chuvas não param, mas enfraquecem novamente sobre toda a região.

Sudeste

O novo sistema meteorológico causa temporais com acumulado de mais de 100 milímetros no Espírito Santo, norte de Minas Gerais e litoral de São Paulo entre 3 e 7 de abril.

Centro-Oeste

A temperatura máxima cai entre Mato Grosso do Sul e Goiás e permanece baixa em boa parte de Mato Grosso. Entre 3 e 7 de abril, a previsão é de chuva generalizada e ocorrência de invernada em todo o Centro-Oeste.

Nordeste

Entre 3 e 7 de abril, as chuvas fortes voltam a atingir o centro, oeste e sul da Bahia, sul e litoral do Maranhão e do Piauí, além da costa do Ceará.

Norte

No domingo, os maiores temporais atingem o sudoeste do Amazonas. Já na segunda, as maiores chuvas concentram-se sobre o centro e sul do Pará. Entre 5 e 9 de abril, estão previstos elevados acumulados em Rondônia, Pará, Tocantins e Amapá.

Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

0 comentário