China aumenta irrigação agrícola para combater pior seca em 60 anos

Publicado em 31/05/2011 08:26
Províncias no centro-leste da China aumentaram os esforços de irrigação de áreas agrícolas diante da pior seca em 60 anos na região, de acordo com reportagem publicada hoje no site do jornal estatal China Daily.

A irrigação foi intensificada por meio de um aumento das descargas de água da Barragem de Três Gargantas, conforme comunicado do Escritório do Controle Estatal de Enchentes e Sede do Socorro a Secas, divulgado no sábado. Cerca de 7 milhões de hectares de lavouras da China foram afetados.

As províncias de Hubei, Hunan, Anhui, Jiangxi e Jiangsu irrigaram 575,3 mil hectares de terras agrícolas com água da Três Gargantas até sábado. A China planeja aumentar as descargas de água do Rio Yangtze. De 25 de maio a 10 de junho, o fluxo de água deve aumentar de 10 mil metros cúbicos por segundo para até 12 mil metros cúbicos por segundo. A Barragem de Três Gargantas é o maior complexo hidrelétrico do mundo.

Dados do governo mostram que as cinco províncias mobilizaram quase 6,5 milhões de pessoas no combate à seca desde o início do problema, em abril. De acordo com o Ministério de Relações Civis, até sexta-feira, 34,83 milhões de pessoas haviam sido prejudicadas pela rigorosa seca nas cinco províncias.

A Administração Meteorológica da China informou no sábado que a estiagem deve permanecer nos próximos dias, sem previsão de chuva antes de junho. O Centro Meteorológico Nacional da China manteve o "alerta amarelo" para a seca, que também atinge áreas no sul do país, segundo informações do site do China Daily. O alerta amarelo é o terceiro mais grave, abaixo do vermelho e do laranja. O observatório alertou para a necessidade de medidas emergenciais de alívio e avisou que há riscos de incêndio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Muitas vezes já foi noticiado que o Rio Amarelo da China sofre tanta retirada de água para uso consuntivo e de irrigação que durante alguns meses do ano ele sequer chega até a foz. Já pensou? Mas nunca vi nenhuma noticia de ongue protestando contra tamanho desastre ambiental. Para compreensão do clima, neste momento no hemisfério Norte equivale ao fim do mês de novembro no hemisfério Sul, portanto plantio, plantado ou plantando...

    0