Chuva traz alívio aos agricultores do Paraná

Publicado em 10/06/2011 09:12
Lavouras de milho e trigo já estavam sofrendo com a estiagem. O milho está em fase crítica de frutificação e floração.
Céu limpinho por quase um mês, mas em dois dias, a chuva que caiu no estado, cerca de 70 milímetros, trouxe a tranquilidade de volta aos agricultores.

O trigo agora tem umidade suficiente para se desenvolver. O milho não vai ficar com a espiga cheia, mas pelo menos os grãos devem ganhar peso.

A chuva não caiu na mesma medida em todas as regiões. Em muitas lavouras, a quantidade foi pouca. Os pés até aguentam mais um período de clima seco, mas antes do fim da safra é preciso que o tempo vire novamente.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, a maioria das plantações do oeste do Paraná está na fase de floração e frutificação, quando o risco de perdas com a estiagem é maior. “A chuva veio apenas amenizar os problemas dos produtores do estado porque estamos em fase crítica do milho safrinha”, explica Vanderlei Campos, chefe regional da Seab.

Na propriedade de Jacinto Lermer a chuva chegou na hora certa. Mais um pouco, não daria para recuperar o prejuízo, mas ele nem conseguiu comemorar. “Fiquei satisfeito, mas preocupado também porque depois da chuva sempre vêm geada e frio”, comentou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário