Previsão do tempo: Pancadas de chuva atingem as regiões Sul, Norte e Nordeste nesta sexta

Publicado em 16/06/2011 11:04 584 exibições
Tempo seco e ensolarado predomina nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.
SEXTA, DIA 17

Sul

Nesta sexta, dia 17, a frente fria avança por todo o Rio Grande do Sul, oeste e sul de Santa Catarina e sudoeste e oeste do Paraná, onde causa pancadas de chuva e trovoadas. Há risco de chuvas fortes e trovoadas na fronteira do RS com o Uruguai e Argentina e no oeste de SC e do PR. O acumulado de chuva pode alcançar 40mm no extremo oeste e no sudoeste do PR. As rajadas de vento permanecem intensas, variando entre 70km/h e 80km/h no oeste do RS, especialmente pela manhã. Em SC e PR, especialmente no oeste dos dois Estados, esperam-se rajadas de vento de até 60km/h no decorrer do dia. Com relação à temperatura, ainda faz frio pela manhã nos pontos mais elevados do PR e de SC, com mínima de até 3°C em algumas localidades do PR. Já a temperatura máxima, em função da mudança do tempo, entra em declínio em boa parte do RS, oeste, centro e sul de SC e no sudoeste do PR. Apenas no noroeste do PR, o calor aumenta ainda mais, com máxima de até 28°C.

Sudeste

Tempo seco e ensolarado no Sudeste. O frio da madrugada aumenta nos pontos mais elevados do Sudeste, com mínima na casa dos 3°C e formação de geadas na Serra da Mantiqueira. À tarde, no entanto, a temperatura dispara e a sensação será de calo no oeste de São Paulo, oeste e nordeste de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. No Rio de Janeiro, a sensação térmica da tarde será agradável. A umidade relativa do ar despenca para menos de 30% nas cidades de SP, MG e RJ.

Centro-Oeste

Na sexta, dia 17, o tempo permanece seco e ensolarado na maior parte do Centro-Oeste. O tempo muda no sul de Mato Grosso do Sul. A chegada de uma frente fria causa pancadas de chuva e trovoadas, com acumulado que alcança 20mm nas localidades mais atingidas. Depois de uma madrugada fria em Goiás e no Distrito Federal, à tarde, o calor predomina em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no oeste de GO.

Nordeste

Na sexta, dia 17, as ondas de leste ainda causam temporais entre o litoral de Alagoas e de Pernambuco. As chuvas mais fracas atingem a costa sul da Bahia, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Pernambuco, e norte do Piauí e do Maranhão. Por outro lado, no interior da BA e no sul do MA e do PI, o tempo permanece seco. Faz frio pela manhã em todo o oeste da BA. Já à tarde, o calor predomina em boa parte do Nordeste, com exceção do centro, sul, leste e sudoeste da BA, além de PE.

Norte

Na sexta, dia 17, a chuva concentra-se sobre o Acre, centro, oeste e norte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e o Amapá. Chove forte em RR e no noroeste do AM, com acumulado de até 40mm. Já entre o Tocantins e Rondônia, o tempo permanece seco e ensolarado. Faz frio pela manhã no leste de TO. Já à tarde, o calor predomina em boa parte da região, com destaque para os mais de 35°C entre o sul do AM, RO e Acre. Apenas no leste do TO e no noroeste do AM, a temperatura máxima permanecerá mais baixa.

Confira a previsão para os próximos dias

Sul

No sábado, dia 18, ainda há previsão de chuvas na região Sul. As precipitações atingem o oeste e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o leste, oeste e sudoeste do Paraná. Ainda há risco de chuvas fortes no oeste do RS e no litoral, entre SC e PR, porém estas chuvas serão mais isoladas e acumularão menos que nos dias anteriores. Por outro lado, no sul do RS, o tempo volta a ficar seco, com sol entre nuvens. Mesmo com as chuvas, a temperatura máxima volta a subir no sudoeste do PR, em SC e em parte do Rio RS. Apenas a Metade Sul do RS permanecerá com temperaturas mais baixas. No noroeste do PR, a máxima novamente pode alcançar 28°C. No domingo, a frente fria se afasta, mas áreas de instabilidade causam chuva sobre o RS, oeste e sul de SC e sobre o leste e sudoeste do PR. Há risco de temporais sobre o centro, oeste e norte do RS, com acumulado de até 50mm em algumas localidades. Entre os dias 20 e 24 de junho, o padrão de bloqueio atmosférico prossegue com previsão de chuvas generalizada sobre a região Sul. O acumulado alcança 70mm no sul e nordeste do RS e no meio oeste de SC, e os 50mm no sul do PR.

Sudeste

No sábado, dia 18, o tempo permanece seco e ensolarado em boa parte do Sudeste. Apenas no extremo sul de São Paulo, uma frente fria causa chuva a partir da noite. No domingo, o tempo seco retorna ao sul de SP e o sol volta a predominar em todo o Sudeste. Entre 20 e 24 de junho, uma nova frente fria avança pelo Sudeste e causa chuvas com baixo acumulado sobre o sul e leste de SP, Rio de Janeiro, centro e sul do Espírito Santo e zona da mata e sul de Minas Gerais. O acumulado não passa dos 15mm nas áreas mais atingidas pelas chuvas.

Centro-Oeste

No sábado, dia 18, ainda há previsão de chuva com baixo acumulado sobre o sul de Mato Grosso do Sul, porém a partir do domingo retorna o tempo seco para todo o Centro-Oeste. Entre os dias 20 e 24 de junho, uma nova frente fria chega ao Centro-Oeste e causa chuva com baixo acumulado no sudoeste e sul de MS. Segundo as simulações, o acumulado não passa dos 15mm. Em Goiás, Distrito Federal e MG, o tempo permanecerá seco e ensolarado.

Nordeste

No fim de semana, dias 18 e 19, o destaque ainda vai para o temporal associado com as ondas de leste entre Alagoas e Pernambuco. Entre 20 e 24 de junho, as chuvas fortes passam a atingir uma faixa bem mais extensa, entre o litoral de PE e do Maranhão.

Norte

No sábado, dia 18, destacamos as chuvas fortes sobre Roraima e o oeste e noroeste do Amazonas. Já no domingo, as chuvas enfraquecem sobre os dois Estados, porém uma outra novidade é a previsão de chuva com baixo acumulado sobre o norte do Tocantins. Não chove sobre esta área da região Norte há pelo menos um mês. Entre os dias 20 e 24 de junho, as precipitações atingem o centro e oeste do Acre, centro, oeste e norte do AM, RR, Amapá, norte do TO e centro e norte do Pará. Apesar das chuvas abrangentes, não há previsão de grandes acumulados.

Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário