Previsão do tempo: Pancadas de chuva atingem as regiões Sul, Norte e Nordeste nesta sexta

Publicado em 16/06/2011 11:04
Tempo seco e ensolarado predomina nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.
SEXTA, DIA 17

Sul

Nesta sexta, dia 17, a frente fria avança por todo o Rio Grande do Sul, oeste e sul de Santa Catarina e sudoeste e oeste do Paraná, onde causa pancadas de chuva e trovoadas. Há risco de chuvas fortes e trovoadas na fronteira do RS com o Uruguai e Argentina e no oeste de SC e do PR. O acumulado de chuva pode alcançar 40mm no extremo oeste e no sudoeste do PR. As rajadas de vento permanecem intensas, variando entre 70km/h e 80km/h no oeste do RS, especialmente pela manhã. Em SC e PR, especialmente no oeste dos dois Estados, esperam-se rajadas de vento de até 60km/h no decorrer do dia. Com relação à temperatura, ainda faz frio pela manhã nos pontos mais elevados do PR e de SC, com mínima de até 3°C em algumas localidades do PR. Já a temperatura máxima, em função da mudança do tempo, entra em declínio em boa parte do RS, oeste, centro e sul de SC e no sudoeste do PR. Apenas no noroeste do PR, o calor aumenta ainda mais, com máxima de até 28°C.

Sudeste

Tempo seco e ensolarado no Sudeste. O frio da madrugada aumenta nos pontos mais elevados do Sudeste, com mínima na casa dos 3°C e formação de geadas na Serra da Mantiqueira. À tarde, no entanto, a temperatura dispara e a sensação será de calo no oeste de São Paulo, oeste e nordeste de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. No Rio de Janeiro, a sensação térmica da tarde será agradável. A umidade relativa do ar despenca para menos de 30% nas cidades de SP, MG e RJ.

Centro-Oeste

Na sexta, dia 17, o tempo permanece seco e ensolarado na maior parte do Centro-Oeste. O tempo muda no sul de Mato Grosso do Sul. A chegada de uma frente fria causa pancadas de chuva e trovoadas, com acumulado que alcança 20mm nas localidades mais atingidas. Depois de uma madrugada fria em Goiás e no Distrito Federal, à tarde, o calor predomina em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no oeste de GO.

Nordeste

Na sexta, dia 17, as ondas de leste ainda causam temporais entre o litoral de Alagoas e de Pernambuco. As chuvas mais fracas atingem a costa sul da Bahia, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Pernambuco, e norte do Piauí e do Maranhão. Por outro lado, no interior da BA e no sul do MA e do PI, o tempo permanece seco. Faz frio pela manhã em todo o oeste da BA. Já à tarde, o calor predomina em boa parte do Nordeste, com exceção do centro, sul, leste e sudoeste da BA, além de PE.

Norte

Na sexta, dia 17, a chuva concentra-se sobre o Acre, centro, oeste e norte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e o Amapá. Chove forte em RR e no noroeste do AM, com acumulado de até 40mm. Já entre o Tocantins e Rondônia, o tempo permanece seco e ensolarado. Faz frio pela manhã no leste de TO. Já à tarde, o calor predomina em boa parte da região, com destaque para os mais de 35°C entre o sul do AM, RO e Acre. Apenas no leste do TO e no noroeste do AM, a temperatura máxima permanecerá mais baixa.

Confira a previsão para os próximos dias

Sul

No sábado, dia 18, ainda há previsão de chuvas na região Sul. As precipitações atingem o oeste e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o leste, oeste e sudoeste do Paraná. Ainda há risco de chuvas fortes no oeste do RS e no litoral, entre SC e PR, porém estas chuvas serão mais isoladas e acumularão menos que nos dias anteriores. Por outro lado, no sul do RS, o tempo volta a ficar seco, com sol entre nuvens. Mesmo com as chuvas, a temperatura máxima volta a subir no sudoeste do PR, em SC e em parte do Rio RS. Apenas a Metade Sul do RS permanecerá com temperaturas mais baixas. No noroeste do PR, a máxima novamente pode alcançar 28°C. No domingo, a frente fria se afasta, mas áreas de instabilidade causam chuva sobre o RS, oeste e sul de SC e sobre o leste e sudoeste do PR. Há risco de temporais sobre o centro, oeste e norte do RS, com acumulado de até 50mm em algumas localidades. Entre os dias 20 e 24 de junho, o padrão de bloqueio atmosférico prossegue com previsão de chuvas generalizada sobre a região Sul. O acumulado alcança 70mm no sul e nordeste do RS e no meio oeste de SC, e os 50mm no sul do PR.

Sudeste

No sábado, dia 18, o tempo permanece seco e ensolarado em boa parte do Sudeste. Apenas no extremo sul de São Paulo, uma frente fria causa chuva a partir da noite. No domingo, o tempo seco retorna ao sul de SP e o sol volta a predominar em todo o Sudeste. Entre 20 e 24 de junho, uma nova frente fria avança pelo Sudeste e causa chuvas com baixo acumulado sobre o sul e leste de SP, Rio de Janeiro, centro e sul do Espírito Santo e zona da mata e sul de Minas Gerais. O acumulado não passa dos 15mm nas áreas mais atingidas pelas chuvas.

Centro-Oeste

No sábado, dia 18, ainda há previsão de chuva com baixo acumulado sobre o sul de Mato Grosso do Sul, porém a partir do domingo retorna o tempo seco para todo o Centro-Oeste. Entre os dias 20 e 24 de junho, uma nova frente fria chega ao Centro-Oeste e causa chuva com baixo acumulado no sudoeste e sul de MS. Segundo as simulações, o acumulado não passa dos 15mm. Em Goiás, Distrito Federal e MG, o tempo permanecerá seco e ensolarado.

Nordeste

No fim de semana, dias 18 e 19, o destaque ainda vai para o temporal associado com as ondas de leste entre Alagoas e Pernambuco. Entre 20 e 24 de junho, as chuvas fortes passam a atingir uma faixa bem mais extensa, entre o litoral de PE e do Maranhão.

Norte

No sábado, dia 18, destacamos as chuvas fortes sobre Roraima e o oeste e noroeste do Amazonas. Já no domingo, as chuvas enfraquecem sobre os dois Estados, porém uma outra novidade é a previsão de chuva com baixo acumulado sobre o norte do Tocantins. Não chove sobre esta área da região Norte há pelo menos um mês. Entre os dias 20 e 24 de junho, as precipitações atingem o centro e oeste do Acre, centro, oeste e norte do AM, RR, Amapá, norte do TO e centro e norte do Pará. Apesar das chuvas abrangentes, não há previsão de grandes acumulados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário