Geadas e quantidade de chuva prejudicam produção de carne e leite no Sul e Sudeste

Publicado em 30/08/2011 14:22
Qualidade das pastagens que alimentam os rebanhos nessas regiões está sendo afetada por esses fenômenos climáticos.
As baixas temperaturas e a geada que ocorreram na semana passada sobre algumas regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná agravaram as situações das pastagens, que já vinham em péssimas condições por causa de outras geadas ocorridas ao longo do inverno. Assim, a alimentação, via pastagem, dos rebanhos está prejudicada, afetando a produção de carne e leite nessas regiões.

No extremo sul do Rio Grande do Sul, em contrapartida, além das geadas, a falta de chuvas vêm afetando também as pastagens, uma vez que os solos apresentam baixos teores de umidade e alguns reservatórios estão com suas capacidades bem aquém do normal para o período. Mesmo a ocorrência de chuvas sobre as regiões do centro e norte do Estado, não estão sendo suficientes para manter as pastagens, tanto as nativas quanto as de inverno, em boas condições. A tendência é que as condições se
mantenham inalteradas pelo menos até o inicio de setembro, uma vez que ainda há previsão de chuvas para toda essa semana, com nova formação de geada no meio dessa semana.
   
Em São Paulo, as chuvas, ocorridas em boa parte do estado na semana
passada, não foram suficientes para elevar o nível de água no solo e,
consequentemente, alterarem as péssimas condições das pastagens. Contudo, o retorno das chuvas esse ano está previsto para ocorrerem mais cedo do que no ano passado. As preciptiações já devem começar após o dia 10 de setembro.

Já nas demais regiões de pecuária do Sudeste, em especial em Minas Gerais,
as condições das pastagens continuam bastante graves, principalmente na
região norte do Estado, onde já não chove há mais de 60 dias. No Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais, a estiagem de mais de 20 dias também vêm prejudicando o desenvolvimento das pastagens nativas. Assim a produção de leite está bastante reduzida, e os animais têm extrema dificuldade em engordar, uma vez que os pastos estão com baixos teores de proteína e carboidrato.

Para essa semana, as previsões continuam sendo de tempo fechado, chuva e
frio na região Sul do Brasil, com formação de geadas nas madrugadas da quarta, 31, e quinta feira, dia 1°. Com isso, as pastagens poderão ser prejudicadas ainda mais, reduzindo a produção de leite e carne. No restante do país, o tempo irá permanecer aberto, com sol, sem previsões de chuvas e com as temperaturas em alta.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Safras

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário