Clima favorece plantio das culturas de verão no RS

Publicado em 16/09/2011 14:57
As condições típicas de primavera - clima seco e com temperaturas amenas – registradas no final do inverno gaúcho têm favorecido a implantação da safra de verão no Estado. Segundo dados do Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, com umidade do solo se mantendo em níveis adequados ao manejo, os produtores de milho puderam avançar na semeadura, chegando nesta quinta-feira (15-09) a 25% do total previsto para esta safra. O plantio do feijão também teve início: já foram semeados 22% da área estimada em 68.710 hectares no Estado, e as primeiras lavouras apresentam boa germinação.

O clima tem beneficiado também as culturas do trigo, canola e cevada. O trigo entra na fase de enchimento de grãos, com 28% nesta situação, e outros 32% em floração. “O retorno dos dias ensolarados foi muito benéfico para a fotossíntese das plantas e o consequente acúmulo de nutrientes nos grãos necessários para uma boa produtividade”, destaca o documento divulgado esta semana pela Emater/RS-Ascar.

As lavouras de canola, por sua vez, encontram-se na fase de floração e formação das síliquas. Pelo padrão das lavouras, estima-se rendimento médio em torno de 1.700 kg/ha. A cevada encontra-se na fase de emborrachamento, com 65%, e de formação das espigas, com 35%, demonstrando bom padrão das lavouras. A expectativa de produtividade até o momento é de 2.700 kg/ha.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS-Ascar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário