Circuito Aprosoja: Agricultores gaúchos reforçam debate na defesa da produção de alimentos

Publicado em 23/05/2011 11:50
O terceiro maior estado produtor de soja do Brasil, o Rio Grande do Sul, recebeu, na noite de sexta-feira (20.05), o Circuito Aprosoja. Mais de 250 agricultores de 40 municípios do noroeste Gaúcho reuniram-se em Santo Ângelo para participar das palestras promovidas pela Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja). Realizado em parceria com a Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul, o Circuito levou as palestras do analista econômico da consultoria Celeres, Anderson Galvão, especialista em Agronegócio, do jornalista e publicitário José Luiz Tejon, professor de Pós-Graduação da FGV e diretor do Núcleo de Agronegócios da Escola Superior de Propaganda e Markting (ESPM).
 
O presidente da Aprosoja Rio Grande do Sul, Pedro Nardes, destacou a importância da realização do Circuito em Santo Ângelo. “O Rio Grande do Sul é o berço da soja. Em Santa Rosa foi onde iniciou o plantio de soja no Brasil. Para nós é um motivo de orgulho sediar o Circuito Aprosoja. Os produtores rurais do noroeste gaúcho puderam conhecer melhor o trabalho realizado pela Aprosoja Brasil, pela Aprosoja Mato Grosso e pelas demais Associações de Produtores de Soja do país. Um ponto importante para a agricultura brasileira é a união dos produtores para fortalecer o setor, pois juntos nós podemos diminuir custos e globalizar a produção”.
 
Décio Teixeira, produtor rural e presidente da Aprosoja Cruz Alta, município distante 80km de Santo Ângelo, ressaltou que este é o melhor momento para o Circuito Aprosoja visitar os estados produtores de soja. “A soja é o carro chefe do nosso estado e a tendência é este mercado continuar evoluindo. Os analistas econômicos têm dito que está repleto de oportunidades para o produtor, por isso é importante esta união, para que possamos tomar uma decisão e ter uma posição em conjunto na hora de decidir a próxima safra”.
 
O presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, apresentou os principais trabalhos e ações que a entidade tem realizado em prol do fortalecimento do setor. “Estamos atuando em Brasília, junto aos parlamentares federais, reativamos a Frente Parlamentar Agropecuária, porque entendemos que temas como logística, meio ambiente, legislação trabalhista, precisam ser tratados de maneira global e não mais pontual”.
 
“Somos todos uma única família, a família dos agricultores. Por isso temos que nos unir na defesa da nossa atividade, na defesa da produção de alimentos com sustentabilidade e rentabilidade ao produtor”, enfatizou Silveira.

O Circuito Aprosoja encerrou em Santo Ângelo a primeira semana da etapa nacional do evento, que já percorreu os estados do Mato Grosso do Sul (Dourados) e Paraná (Cascavel). Na próxima segunda-feira (23.05), o evento será realizado em Goiás, na cidade de Rio Verde, depois segue para Luis Eduardo Magalhães, na Bahia, no dia 24, e se encerra na cidade de Vilhena, em Rondônia, no dia 27 de maio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Aprosoja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário