Kátia Abreu diz que Dilma liberou base para votar Código e a emenda 164

Publicado em 24/05/2011 17:25
A presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM- TO) disse há pouco que serão votados ainda hoje tanto o texto do relator, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), quanto a emenda 164 sobre o novo Código Florestal (PL 1876/99). A emenda, de autoria dos deputados Paulo Piau (PMDB-MG), Homero Pereira (PR-MT), Valdir Colatto (PMDB-SC) e Darcísio Perondi (PMDB-RS), dá aos estados, por meio do Programa de Regularização Ambiental (PRA), o poder de estabelecer – além de atividades agrossilvipastoris (agricultura, pecuária e cultura de árvores), de ecoturismo e turismo rural – outras que possam justificar a regularização de áreas desmatadas.

Segundo Kátia, a presidência da República já autorizou a base governista a votar as duas propostas. “A oposição tem o direito de votar pelo menos um destaque. Se a Câmara entender que a emenda não deve ser aprovada, ela será rejeitada. Faz parte da democracia”, afirmou.

A senadora ressaltou a urgência da votação das propostas. “O que está em jogo é a produção de alimentos neste País, atividade que praticamente segura a economia nacional”, defendeu.

Congresso deve legislar sobre questão ambiental, diz Homero Pereira

O vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), deputado Homero Pereira (PR-MT), defendeu nesta terça-feira (24/5) que o Congresso Nacional legisle sobre a questão ambiental. “É impossível não nos posicionarmos. O Poder Legislativo não pode abrir mão de suas prerrogativas e deixar, novamente, que o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) legislem sobre o assunto por meio de resoluções e de atos normativos”, afirmou.

Ao cumprimentar os produtores rurais que acompanham a sessão extraordinária da Câmara dos Deputados que é realizada neste momento, o vice-presidente da CNA lembrou que, desde 1965, ano do primeiro Código Florestal, o Congresso Nacional não legisla sobre a questão ambiental. “Cabe a essa Casa dar uma resposta ao povo brasileiro e dar segurança jurídica aos produtores rurais”, completou ele, durante discurso no Plenário da Câmara dos Deputados. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Câmara + CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário