PMDB tenta relatar Código Florestal em três comissões do Senado

Publicado em 26/05/2011 07:43
Partido quer a manutenção da emenda 164, aprovada pela Câmara. Presidente Dilma chamou o partido para um almoço na próxima quarta (1).
O PMDB vai tentar garantir, nos próximos dias, a relatoria das três comissões do Senado previstas para a tramitação do projeto do novo Código Florestal, aprovado na noite desta terça-feira (24) pela Câmara dos Deputados. Segundo o presidente do partido, senador Valdir Raupp (RO), o partido também vai trabalhar pela manutenção da emenda 164, aprovada pela Câmara e que permite aos estados definir o que pode ser cultivado em áreas de preservação permanente (APPs).

O Executivo quer exclusividade para regulamentar produção em APPs, porque a medida pode abrir uma brecha para que estados anistiem agricultores que já ocupam áreas proibidas. O governo já afirmou que vai tentar mudar o texto no senado.

Na tarde desta quarta-feira, Raupp esteve reunido com os senadores do partido para discutir a tramitação do projeto na Casa. O PMDB já garantiu a relatoria de duas comissões: a de Constituição e Justiça (CCJ) e a de Agricultura. Ambas serão relatadas pelo senador Luiz Henrique (SC). Ainda nesta quarta, o partido encaminhou o pedido para relatar a comissão de Meio Ambiente, primeira que deve receber o projeto do Código Florestal. O indicado para a relatoria foi o próprio Valdir Raupp.

“É importante que tenhamos estes espaços. A discussão vai ser intensa no Senado. Não chega a ser um confronto com o governo, mas é uma questão que mexe com todos os estados. O apelo é muito forte e vamos tentar manter a emenda 164”, afirmou o senador.

O presidente da CCJ, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), reforçou que o PMDB vai buscar o entendimento no Senado para evitar um possível veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto do Código Florestal. Segundo ele, os parlamentares estão dispostos a incorporar propostas aos pontos polêmicos do texto aprovado na Câmara dos Deputados na terça-feira que supram as necessidades do governo. “Queremos entrar num entendimento para incorporar a proposta do governo que não deu tempo chegar à Câmara.

Almoço
Na próxima quarta-feira, os líderes do partido terão um almoço com a presidente Dilma Rousseff. O almoço foi anunciado depois de um encontro entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os líderes partidários do Senado na manhã desta quarta-feira (25).

A reunião com Lula serviu para pedir “mais entrosamento” da base com o governo da presidente Dilma Rousseff, informou o líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR). No cardápio do almoço com Dilma, o projeto do Código Florestal já é aguardado como o prato principal.

Reforma
Os senadores do PMDB também aproveitaram o encontro desta quarta-feira para discutir a proposta de reforma administrativa da Casa. Segundo Raupp, um relatório prévio elaborado pelos senadores Jarbas Vasconcelos (PE) e Ricardo Ferraço (ES) apontam a necessidade de cortes de despesas, especialmente no quadro pessoal.

Ainda de acordo com Raupp, um relatório prévio recebido pelo presidente da Casa, José Sarney (AP) aponta a necessidade de cortes de pelo menos 900 cargos na casa. O relatório final da reforma administrativa deve ser finalizado nos próximos dias.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1.com

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário