Código Florestal: "Antagonismo entre defensores do meio ambiente e produtores rurais tem que acabar", defende dep. Odair Cunha

Publicado em 05/10/2011 17:41 e atualizado em 05/10/2011 19:24
O Senado Federal brasileiro discutiu hoje em audiência pública reformas para o Código Florestal Brasileiro. Entre os temas apresentados, a legalização de áreas montanhosas que abrigam café foi amplamente discutida pelos presentes, que apontaram a cafeicultura no Brasil como importantíssima fonte econômica e cultural, principalmente para Estados como Minas Gerais.

De acordo com Manoel Bertone, secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) cerca de 50% do café brasileiro é produzido em montanhas e este fator é fundamental para a qualidade do grão e para as economias locais, pois nestas áreas não é permitida o trabalho com máquinas. 

“O Brasil é o país que possui a legislação ambiental mais rigorosa do mundo e atualmente ela tira competitividade do produtor. Nós temos que contribuir para a paz mundial através de alimentos sustentáveis, para isso acontecer basta o Senado aprovar o Novo Código”, ressalta Bertone.

O representante do CNA João Carlos Petribu de Carli defendeu durante a sessão que o Novo Código luta pela manutenção das culturas já existentes em regiões como as montanhas de Minas Gerais e não a abertura de novas áreas de desmatamento. “Estamos pedindo para continuar onde estamos, e não para abrir novas áreas para os cafeicultores. O café faz parte da cultura e da economia de Minas Gerais e a aprovação do Novo Código irá somente tirar da ilegalidade esses produtores” garante.  

Para o deputado federal Odair Cunha (PT-MG) o produtor rural é a pessoa mais interessada na manutenção e preservação do meio ambiente, pois é dele que tira seu trabalho e sustento. “Temos que acabar com esse antagonismo de que quem defende os interesses da agricultura está do lado oposto daquele que defende os interesses ambientais. A questão ambiental está intimamente ligada à agricultura”, afirma.

Segundo o relator do projeto de reforma do Código Florestal (PLC 30/2011), senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) o texto pronto para votação em Plenário deve estar pronto até meados de novembro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário