CNA discute exportação de feijão com produtores

Publicado em 13/07/2020 09:04

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) reuniu, por videoconferência, produtores do Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás na sexta (10) para discutir os requisitos para exportação de feijão para o México por meio do Projeto Agro.BR.

Durante a discussão, consultores e agentes de mercado puderam trocar informações com os produtores para identificar melhores oportunidades de negócio para a leguminosa no mercado internacional.

Para o presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Ricardo Arioli, a participação dos produtores nessas iniciativas é essencial para que possam cada vez mais assumir a posição de ofertantes no mercado internacional em substituição à posição de apenas demandados.

“Nós precisamos ser proativos no mercado para que o nosso produto seja valorizado e para que tenhamos um maior poder de barganha. Com isso, o projeto Agro.Br da CNA surge como uma excelente oportunidade para que os produtores possam ter apoio no aprendizado, planejamento e execução de suas negociações no mercado internacional”, disse.

Segundo ele, em se tratando de feijão, por ser uma cultura dispersa e cultivada em pequenas propriedades, a presença e a organização de uma entidade como a CNA é “mais que relevante.”

Durante a discussão, o assessor técnico da Superintendência de Relações Internacionais da CNA, Rafael Gratão, apresentou a oportunidade específica para o México. De acordo com ele, os benefícios estão relacionados à isenção da tarifa e à flexibilização dos requisitos para importação.

“Com os problemas enfrentados na safra de feijão, a Secretaria de Economia do México publicou, em 26 de junho passado, a abertura de quota para a importação livre de tarifa de 100 mil toneladas de feijão comum”, explicou.

“A cota foi estabelecida no período de 1º de julho a 15 de outubro de 2020 e consideramos uma oportunidade para os produtores brasileiros, mesmo que seja para uma aproximação inicial com os mexicanos.”

No encontro, os produtores e demais agentes de mercado puderam conhecer o projeto Agro.BR. Durante as discussões, a CNA mostrou os serviços e as ações promovidas pela iniciativa. Os produtores ingressados poderão ter informações pelo link.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário