Ibrafe: Produtor de feijão deve ficar atento ao La Niña

Publicado em 23/02/2024 10:37

Se as projeções dos modelos meteorológicos se confirmarem, o planeta poderá experimentar, em 2024, um dos fenômenos La Niña mais intensos dos últimos 70 anos, pelo menos, segundo o respeitado especialista em meteorologia da Climaterra, Ronaldo Coutinho. Uma de suas características notáveis é a previsão de um inverno mais prolongado e precoce do que o usual na região Sul.

La Niña intenso pode significar para a região Sul frio intenso e menor precipitação de chuvas.

O que significa para quem está colhendo a partir de agora? Provavelmente nada. Nestes níveis, é remota a possibilidade de alguém guardar o Feijão, se os níveis atuais são considerados historicamente ótimos, quando não levamos em conta a produtividade alcançada por cada produtor. Na hipótese de acontecerem geadas ou estresse hídrico, este fato será somado a outros fatores como a perda de produtividade e até mesmo de lavouras para a mosca branca.

Portanto, como sempre ocorre, não dá para cravar que a maior área plantada corresponda diretamente ao maior volume de Feijão nas gôndolas. Seguiremos acompanhando de perto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Ibrafe

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário