Ibrafe: Área de Feijão-carioca no Paraná será reduzida!
Novos dados divulgados na semana passada trazem tranquilidade aos produtores e intermediários que apostam no Feijão-carioca antes da chegada da segunda safra, a ser plantada em janeiro e fevereiro. A colheita no Paraná, que deve ser menor do que os 43 mil hectares previstos pela CONAB, deverá ser escoada rapidamente. Levantamentos privados estimam uma área em torno de 34 mil hectares, capaz de produzir 71.400 toneladas, volume suficiente para atender o consumo de 14 dias no Brasil.
A responsabilidade por abastecer os consumidores entre janeiro e meados de abril recairá principalmente sobre Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Goiás, com parte desse Feijão sendo plantado ao longo de outubro e novembro. Nada indica, até o momento, que haverá concentração na colheita das cerca de 573 mil toneladas previstas para todo o Brasil.
Por outro lado, no mercado de Feijão-preto, um sinal de alerta foi aceso durante o final de semana. Levantamentos privados indicam excelente desenvolvimento das lavouras, com uma área que, segundo a CONAB, é estimada em 143 mil hectares.
0 comentário
Emater revisa safra de inverno do RS com menor produção de trigo, canola e aveia, mas melhora na cevada
China impulsiona vendas de soja dos EUA a 2,84 milhões de toneladas, registrando melhor semana da temporada
Arroz/Cepea: Exportações dão suporte aos preços, mas mercado interno segue lento
Lavouras de verão pioram no Paraná e Deral já registra 12,3 mil hectares em condições ruins
Excesso de chuva já provoca perdas localizadas na soja e afeta desenvolvimento do milho no Paraná
Receita projetada do milho em MT cobre COE, mas fica abaixo do custo operacional total em 26/27