Poder360: 16 Estados começaram vacinação; outros 5 iniciam nesta 3ª feira

Publicado em 19/01/2021 09:25 18 exibições

Depois de São Paulo imunizar a primeira brasileira contra a covid-19 no domingo (17.jan.2021), outros 15 Estados iniciaram a vacinação nessa 2ª feira (18.jan).

Espera-se que mais 5 se juntem a esse grupo nesta 3ª feira (19.jan): Alagoas, Bahia, Rio Grande do Norte, Amapá e Distrito Federal.

O Ministério da Saúde é responsável pela distribuição das doses da CoronaVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, aos Estados.

Ao todo, 17 unidades da Federação já receberam as doses dos imunizantes. Houve atraso em alguns casos.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso emergencial da vacina no domingo (17.jan) e, logo depois, a enfermeira Mônica Calazans foi vacinada com o imunizante em evento realizado pelo governo de São Paulo.

CORONAVAC

O Governo de São Paulo divulgou em 12 de janeiro que a eficácia global da CoronaVac é de 50,38%. Apenas profissionais da saúde foram voluntários nos testes, o que, de acordo com os responsáveis, explica o percentual ligeiramente acima do mínimo exigido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e Anvisa. No Brasil, 12.508 voluntários participaram da 3ª fase de testes.

Para a eficácia completa, é preciso que duas doses sejam aplicadas, com intervalo de duas semanas entre elas. Cada uma custa US$ 10,30.

A Anvisa autorizou o uso das 6 milhões de doses que chegaram ao Brasil já prontas. São essas doses que foram requisitadas pelo Ministério da Saúde e estão sendo distribuídas aos Estados.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse, nessa 2ª feira (18.jan), que solicitou a autorização de uso emergencial de um novo lote de 4,8 milhões de doses da CoronaVac, produzidas no Butantan.

Fonte:
Poder360

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário