Embrapa: Custo de produção de suínos e aves recua em fevereiro

Publicado em 09/04/2012 09:41
Os custos de produção de suínos e aves diminuíram em fevereiro conforme levantamento da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O ICPSuíno/Embrapa teve uma queda de 0,22% em relação a janeiro, passando de 143,69 para 143,37 pontos. Já o ICPFrango/Embrapa caiu 0,91% em comparação ao mês anterior, de 137,46 para 136,20 pontos. No ano, os índices acumulam altas de 2,32% e 5,40% nos custos de produção de suínos e aves, respectivamente.

As reduções em ambos os índices foram influenciadas principalmente por uma, ainda que pequena, diminuição nos preços do milho. "Pode-se considerar que estes resultados refletem o desempenho da colheita de grãos no mercado interno agrícola e, apesar dos altos preços dos insumos praticados no início do ano, a tendência para os próximos meses é de uma tímida desaceleração no preço do milho", diz o pesquisador Jonas Irineu dos Santos Filho, da Embrapa Suínos e Aves.

O ICPSuíno/Embrapa também registrou uma oscilação negativa no grupo de insumos "manutenção, financeiro e Funrural" em função das baixas nos preços de mercado dos suínos vivos e prontos para o abate, sobre o qual incide a taxa de 2,3% relativa ao Funrural. Mais uma vez, a ração representou o maior valor do índice: 77,04%. Os restantes 22,96% se dividiram entre os demais grupos de insumos.

A queda no ICPFrango/Embrapa foi influenciada pelos custos de nutrição e pintos de um dia. A ração teve o maior impacto, dado ao recuo de 2,54% nos preços do milho em grãos e 4,89% no farelo de soja. De outro lado, verifica-se uma valorização de meio ponto percentual no insumo "pintos de um dia".

O ICPSuíno/Embrapa e o ICPFrango/Embrapa foram criados em 2011 pela equipe de sócio-economia da Embrapa Suínos e Aves. A evolução dos índices nos últimos 12 meses, a estrutura de ponderação para os cálculos dos índices de custos de produção, as variações percentuais do mês de fevereiro e os acumulados no ano podem ser conferidos no site da CIAS (Central de Inteligência de Suínos e Aves) na página eletrônica www.cnpsa.embrapa.br/cias

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário