Suínos: Acordo com Argentina segue travado

Publicado em 20/04/2012 12:14
O acordo para a retomada das exportações brasileiras de carne suína para a Argentina ainda não foi concretizado, contrariando a promessa feita na última terça-feira pelo ministro da Agricultura argentino, Norberto Yauhar. Segundo ele, o acerto para os embarques de uma cota mensal da ordem de 3 mil toneladas entraria em vigor ontem, 19.

Nesta sexta-feira, 20, estava previsto uma reunião entre o Ministro argentino e os importadores do país, entretanto, estes não foram convidados à reunião, o que indica a efetivação do acordo deve atrasar ainda mais.

O principal entrave para as negociações é a resistência do secretário de Comércio Interior da Argentina, Guillermo Moreno, que quer permitir apenas as compras de carne suína para a produção de embutidos de baixo custo - o que, na prática, inviabilizaria o acordo costurado pelos ministros, que prevê a retomada das exportações brasileiras de carne suína in natura.

Enquanto os negócios não se firmam, o ministro Mendes Ribeiro disse ontem que o Brasil poderá retaliar produtos provenientes da Argentina, caso o país não honre o acordo anunciado em março. "Nossa carne precisa ser liberada, senão vamos dificultar a entrada de produtos argentinos e não será bom para ninguém. Não é isso que a presidenta Dilma quer, mas queremos nosso comércio restabelecido", disse Mendes Ribeiro, no programa de rádio "Bom dia, Ministro".

Com informações do Valor Econômico.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário