Suinocultura: Temendo falência do setor em SC, produtores protestam na Feagro 2012

Publicado em 01/06/2012 11:50 e atualizado em 01/06/2012 14:44
O cenário de crise enfrentado pela suinocultura catarinense preocupa os produtores da região,que decidiram protestar por maior apoio do governo durante a Feagro 2012, que acontece no estado até o dia 3 de junho. Na Feira, todas as baias destinadas à exposição de suínos estão compostas pelo símbolo que melhor representa a morte, o fim: cruzes pretas.De acordo com a ACCS – Associação Catarinese de Criadores de Suínos, a atividade no estado está com os dias contados, e o temor é que em menos de 60 dias, a maioria dos produtores se desligarão da produção. “Quem poderia olhar pelos produtores é o Governo, que não faz isso e não se mostra preocupado com a falência de pelo menos 40% das propriedades suinícolas no estado”, destaca o presidente da ACCS, Losivanio de Lorenzi.

O presidente da Cooper Central Aurora, Mário Lanznaster  também demonstra preocupação, e argumenta que o governo não providencia nenhum tipo de auxílio para a situação."Parece-me que acreditam que o povo brasileiro vai comer geladeiras, fogões, fornos e automóveis ao invés de alimentos, porque não há incentivo algum para o setor de carnes. O governo acredita que por existirem exportações a situação vai bem, mas não vai mesmo, o setor está muito mal, prova disso é a quantidade de frigoríficos que está fechando em Santa Catarina”, destaca ele.

Através da Feagro 2012, a suinocultura quer mostrar ao país a real situação enfrentada por que produz alimentos. A Crise da Suinocultura existe desde 2008, segundo a Embrapa Suínos e Aves,sendo que poucos períodos de estabilidade registrados nesse período. Para a empresa de pesquisa, há muita oferta de carne no mercado. “As agroindústrias encontram dificuldades para exportar, então essa carne fica no mercado interno e disputa lugar com a carne produzida pelos pequenos frigoríficos”, afirma o pesquisador, Jonas dos Santos Filho.

Para Lanzanster muitos países estão interessados na compra de carne suína, mas alguns requisitos específicos que são de responsabilidade do governo estão faltando na lista de exigências feitas pelos possíveis destinos.
 
Com informações do site Suinocultura Industrial. 


Veja abaixo fotos do protesto com as cruzes petras no lugar de exposição dos animais:

Clique aqui para ampliar!

Clique aqui para ampliar!


Governo isenta ICMS para suínos até 30 kg
 
Nesta quinta-feira, 31, Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e da Secretaria de Estado da Fazenda, decidiu isentar por 30 dias o ICMS interestadual para leitões até 30kg, a partir do dia 11 de junho. O decreto foi encaminhado ao governador Raimundo Colombo. “A solicitação da Associação Catarinense de Criadores de Suínos - ACCS foi atendida pelo governador Raimundo Colombo”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues. “Queremos ajudar o nosso produtor a crescer. Não queremos que eles deixem sua atividade por não conseguirem vender seus animais a um preço justo”, declarou Rodrigues.  O presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi, afirmou que a isenção poderá salvar alguns produtores da falência e a consequente perda da propriedade. 

Com informações da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Thaís Jorge
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário