Frango: Volume da carne no primeiro semestre pode apresentar redução

Publicado em 19/06/2012 09:20 e atualizado em 19/06/2012 09:52

Pela segunda vez em uma década, a produção brasileira de carne de frango pode ficar negativa em relação ao mesmo semestre do ano anterior. O último registro do gênero é de 2009 e foi ocasionado pela crise econômica mundial na segunda metade do ano anterior.

Partindo da produção estimada para o primeiro trimestre de 2012 e com base no comportamento do setor (tendências de produção e variações observadas no mercado do frango), o AviSite projetou para o corrente trimestre produção pouco superior a 3 milhões de toneladas de carne - eventualmente, o menor volume trimestral desde 2010. 

Aceito esse resultado, o volume acumulado em seis meses deve situar-se em torno dos 6,3 milhões de toneladas, recuando perto de 3% em relação ao semestre anterior. Neste caso, o recuo é normal, pois além de ter menos dias, o primeiro semestre se caracteriza por apresentar demanda menor que a da segunda metade do ano. 

Dessa forma, o anormal é a queda em relação a idêntico semestre do ano anterior, fato que nos últimos 10 anos só ocorreu uma única vez. Mas enquanto a produção de três anos atrás, do primeiro semestre de 2009, recuou mais de 3% em relação ao mesmo semestre do ano anterior, desta vez a redução não deve ir muito além de 1%.

Com isso, o acumulado nos últimos 12 meses tende a ficar próximo dos 12,8 milhões de toneladas, aumentando pouco mais de meio por cento em relação a idêntico período anterior. 


Com informações Avisite

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Thaís Jorge
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário