Brasil e Chile reúnem-se para avançar em negociações comerciais

Publicado em 06/08/2012 10:27 333 exibições
Objetivo do encontro bilateral é ampliar o intercâmbio comercial de produtos agrícolas e pecuários de interesse para os países.
Representantes do Brasil e do Chile se encontram nesta segunda, diz 6, com expectativa de avançar em negociações sanitárias e fitossanitárias. A reunião se estende até esta terça, 7, e será no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O objetivo do encontro bilateral é ampliar o intercâmbio comercial de produtos agrícolas e pecuários de interesse para os países. Participam o Secretário de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa, Ênio Antonio Marques Pereira, e o Diretor do Serviço Agrícola e Pecuário do Chile, Anibal Ariztia.

Serão tratados temas como o andamento das Análises de Risco de Pragas (ARP) para produtos de origem vegetal e o atual estágio dos processos. As partes também negociarão novos requisitos zoossanitários para exportação brasileira de suínos vivos e material genético suíno, bem como certificação sanitária para exportação brasileira de farinha de aves e de carne desidratada de origem bovina e avícola.

As ARPs constituem etapa fundamental do processo e servem para avaliar o risco de propagação de pragas entre os dois países por meio da exportação de produtos de origem vegetal. Após a conclusão das ARPs, são estabelecidos os requisitos fitossanitários que o país exportador deve cumprir para minimizar riscos.

Com relação aos requisitos zoossanitários, o Mapa busca harmonizar as exigências chilenas com as recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal, organismo internacional de referência para esses assuntos.
Tags:
Fonte:
Mapa

0 comentário