Produção de leite no Tocantins deve aumentar 70% com período chuvoso

Publicado em 18/10/2012 17:43
Com o início do período de chuva, criadores de gado de leite começam a se preparar para aumento certo na sua produção. A expectativa, segundo técnicos da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, com a chegada das águas, é que a produção leiteira aumente em cerca de 70%, em comparação com o período de estiagem. Isto porque no período chuvoso há uma natural recuperação de pastagens, aumentando a oferta de alimento para o rebanho.

De acordo com a médica veterinária da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Arlete Mascarenhas, as chuvas fortalecem as pastagens, aumentando o volume de nutrientes e fortalecendo o rebanho. No entanto, mesmo com a chegada de um período farto para o gado, é preciso que produtores se planejem, visando à baixa-temporada do próximo ano.

Segundo Arlete, medidas simples como o cultivo de cana, microssilagem ou outras espécies de capim que possam ser usados como forragem de corte, auxiliam produtores a manter seus rebanhos sadios mesmo nos dias mais secos. “É preciso manter um planejamento. Agora é o momento de fazer a manutenção das pastagens visando o período de seca”, completou.

Medidas preventivas

Para a veterinária, para uma otimização na produção de leite, criadores de gado podem tomar algumas precauções com relação à saúde de seu rebanho. De acordo com Arlete, os principais cuidados devem ser no sentido de manter em dia o calendário profilático do gado (vacinas) e a constante higienização das instalações, como salas de ordenha e bezerreiros. Além disso, mesmo sendo complicado, a especialista destacou a necessidade de se evitar a constante exposição de bezerros leiteiros à forte umidade bastante característica deste período.

Dentre os principais problemas que podem afetar o gado neste período, estão doenças como a pneumonia e a gastroenterite verminótica – que é desenvolvida a partir da ingestão de larvas depositadas entre as folhas nos pastos. Para a veterinária, é preciso que o produtor fique atento à saúde de seu rebanho, assim como da pastagem em sua propriedade. “Se não houver um cuidado para manter o rebanho sadio, não existe fartura no pasto que garanta aumento na produção”, alertou.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Ascom Seagro

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário