Início de 2012: firmeza de preços para o frango vivo, baixa para o ovo
Com a suspensão dos abates (medida que, de certa forma, o próprio calendário impôs ao setor), o abastecimento do período acabou prejudicado, ensejando que ontem, primeiro dia de negócios de 2013, fossem mantidos os mesmos preços alcançados e mantidos desde meados de dezembro de 2012.
Naturalmente, essa situação não teria continuidade se, doravante, a oferta viesse a aumentar e o abastecimento fosse regularizado. Tudo indica, porém, que não é esse o caso, pois o produto disponível continua sendo restrito, indicando que persistem as dificuldades para se voltar à produção anterior.
Já o setor de postura não desfruta da possibilidade de adotar a mesma estratégia: poedeiras, queira-se ou não, continuam produzindo seja domingo ou feriado, Natal ou Ano Novo. E como, passado o período de Festas, a demanda recua significativamente, começam a ser registrados excedentes.
Isso já havia sido detectado antes mesmo da virada do ano. Mesmo assim as cotações permaneceram inalteradas e só ontem, com os primeiros negócios de 2013, é que enfrentaram ligeiro recuo.
A expectativa é de que isso esteja ligado ao momento, ou seja, ao fraco movimento de todo início de ano. Mas se o mercado não corresponder, o setor produtivo terá que agir rápido para fazer com que a oferta das próximas semanas não ultrapasse o consumo restrito, marca de todo início de novo exercício.
0 comentário

Frango brasileiro segue firme nos países árabes

Preço pago por tonelada da carne de frango exportada na terceira semana de abril segue 'patinando'

Faturamento com exportações de carne suína em 13 dias úteis chega a 83,94% do total de abril/24

Primeiro trimestre registra 13% de crescimento nas exportações da avicultura gaúcha

Cenário para avicultura de corte e suinocultura devem seguir favoráveis, apesar de custos mais altos com milho

Estabilidade predomina no encerramento desta quinta-feira (17) para o mercado do frango