H7N9: Contaminação vem de mercados de venda de aves vivas, afirmam cientistas

Publicado em 25/04/2013 10:49
Cientistas chineses confirmaram hoje, pela primeira vez, que a contaminação pelo vírus da gripe aviária vem se dando a partir de mercados de secos e molhados, de acordo com uma pesquisa publicada na revista científica The Lancet.

Os cientistas analisaram penas de 20 frangos, quatro codornas, cinco pombos e 57 patos de seis mercados que foram visitados por quatro pessoas contaminadas. 40% dos pombos e 20% dos frangos foram diagnosticados como portadores do H7N9, enquanto codornas e patos não apresentaram sinais do vírus.

O alerta, agora, é para que o contato direto entre humanos e animais seja evitado nesses tipos de mercado, assim como anteriormente foi feito em Hong Kong, alertam os pesquisadores. Fechar temporariamente o mercado de aves vivas e realizar o abate, separando e vacinando espécies de aves, podem ser algumas medidas necessárias para que o vírus não atinja o estágio de pandemia. Ainda não há incidência de que o vírus possa ser transmitido entre humanos.

O primeiro caso de H7N9 fora da China continental foi confirmado ontem em Taiwan. O infectado é um homem que havia acabado de voltar de viagem do país.

Com informações da Bloomberg

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário