Publicidade

H7N9: Contaminação vem de mercados de venda de aves vivas, afirmam cientistas

Publicado em 25/04/2013 10:49 367 exibições
Cientistas chineses confirmaram hoje, pela primeira vez, que a contaminação pelo vírus da gripe aviária vem se dando a partir de mercados de secos e molhados, de acordo com uma pesquisa publicada na revista científica The Lancet.

Os cientistas analisaram penas de 20 frangos, quatro codornas, cinco pombos e 57 patos de seis mercados que foram visitados por quatro pessoas contaminadas. 40% dos pombos e 20% dos frangos foram diagnosticados como portadores do H7N9, enquanto codornas e patos não apresentaram sinais do vírus.

O alerta, agora, é para que o contato direto entre humanos e animais seja evitado nesses tipos de mercado, assim como anteriormente foi feito em Hong Kong, alertam os pesquisadores. Fechar temporariamente o mercado de aves vivas e realizar o abate, separando e vacinando espécies de aves, podem ser algumas medidas necessárias para que o vírus não atinja o estágio de pandemia. Ainda não há incidência de que o vírus possa ser transmitido entre humanos.

O primeiro caso de H7N9 fora da China continental foi confirmado ontem em Taiwan. O infectado é um homem que havia acabado de voltar de viagem do país.

Com informações da Bloomberg

Tags:
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário