Leite: Cotações têm alta em maio no estado de SP

Publicado em 24/07/2013 15:35

Um levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, mostrou que o início da entressafra, em maio, elevou as cotações do leite no estado.

Em relação ao mês de abril, os aumentos no varejo foram de 3,1% para o leite UHT (longa vida), 3,4% para o leite C e 1,3% para o leite B. No acumulado de 12 meses, essas altas são de 15,2%, 13,7% e 10,1%, respectivamente.

Os preços pagos ao produtor tiveram uma alta maior em relação ao varejo. O leite C teve uma alta de 8,33% e o leite B, 5,2%. No acumulado, o leite C subiu 8,3% e o B, 9,7%.

Segundo Rosana de Oliveira Pithan e Silva, pesquisadora do IEA, esta alta ficou abaixo do esperado. Isso se deu devido à pressão do setor supermercadista. Mas a pesquisadora acredita que as cotações devem atingir patamares superiores até o fim da entressafra.

A onda de frio desta semana deve piorar a situação das pastagens do Sul e do Sudeste, o que tornará os preços mais altos, pois o produtor deve elevar os custos para manter seu gado bem alimentado.

Outros fatores, como a redução da oferta no mercado internacional e o aumento da demanda internacional para o leite, com destaque para a China, também influenciaram na alta dos preços. Nova Zelândia, maior exportadora mundial de leite e Argentina e Uruguai, principais exportadores de leite para o Brasil apresentaram uma produção reduzida.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário