Suínos: Negociação com mercado russo será prioridade, afirma secretário

Publicado em 06/09/2013 09:06
320 exibições

Para tratar das demandas pendentes em relação à retomada de mercados internacionais, representantes do Sindicato da Indústria de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul estiveram reunidos nesta quinta-feira, 5 de setembro, em Brasília, com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Rodrigo Figueiredo. O estado gaúcho produz cerca de 680 mil toneladas de carne suína por ano e exporta atualmente para Ucrânia, Hong Kong, Angola, Argentina e Uruguai.

Para o setor, o principal mercado pleiteado é o russo e três plantas no estado estão sendo habilitadas para retomar o comércio com o país europeu. “A secretaria irá priorizar o andamento do processo de negociação do mercado russo, viabilizando as ferramentas necessárias às ações do nosso corpo técnico”, garantiu o secretário. Em outubro, uma missão russa poderá vir ao país.

Os representantes da suinocultura do Rio Grande do Sul afirmaram que estão aptos a uma nova supervisão do Mapa e dos técnicos russos, pois já implantaram nos seus processos de produção as exigências acordadas na última visita realizada pelas autoridades sanitárias da Rússia.

Tags:
Fonte: Mapa

0 comentário