Influenza veio para ficar, temem pesquisadores norte-americanos

Publicado em 15/04/2015 09:05

Inédito no país, o atual surto de Influenza Aviária que afeta os EUA desde o final de 2014 já foi registrado em pelo menos treze estados norte-americanos. Após a ocorrência de casos em Washington, Montana, Minnesota, Dakota do Sul, Oregon, Idaho, Kansas, Missouri, Califórnia, Arkansas e Wyoming, no último final de semana a presença do vírus foi detectada, primeiro, em Dakota do Norte e, a seguir (caso confirmado na segunda-feira, 13), em Wisconsin.

O ineditismo mencionado acima não significa que os EUA nunca tiveram doença. Porém, todos os casos anteriores foram esporádicos e pontuais, ou seja, não sofreram disseminação, sendo imediatamente controlados, além de terem atingido muito pouco a avicultura comercial. Não é o que vem ocorrendo agora, já que cerca de 1 milhão de perus foram ou vem sendo submetidos a sacrifício sanitário após a detecção do vírus em granjas comerciais de vários dos estados já atingidos. E, no caso mais recente, de Wisconsin, pela primeira vez o vírus da IA atinge um plantel comercial de frangos, afetando granja com cerca de 200 mil cabeças.

Não só por essas novas e ameaçadoras características, alguns pesquisadores norte-americanos temem que o vírus tenha vindo para permanecer nos EUA. E um outro indicador que reforça essa tese vem da constatação de que o vírus em circulação no país contém uma combinação de genes europeus e asiáticos.

Leia o conteúdo na integra no site AviSite.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário