Mapa autoriza aumento do limite para venda de milho balcão

Publicado em 01/08/2016 16:48
Medida foi publicada nesta sexta-feira (29), no Diário Oficial da União

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta sexta-feira (29), no Diário Oficial da União, a liberação do aumento do limite para venda de milho balcão. A medida atende um dos principais pleitos defendidos pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e vai beneficiar produtores da cadeia de suínos de todo o país, que tem o milho como principal componente da ração utilizada na alimentação dos animais.

Conforme a publicação, fica estabelecido o limite de 14 toneladas/por produtor, para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e de 10 toneladas para produtores do Norte e Nordeste. Antes, o limite para aquisições de milho balcão era de 6 toneladas por beneficiário/mês. A medida passa a valer a partir desta data de publicação.

Segundo Nilo de Sá, diretor executivo da ABCS, a medida vai dar um fôlego, sobretudo, para os pequenos produtores, mas ainda está longe de solucionar o atual cenário da suinocultura. “Nesse momento de grande dificuldade, em que os custos de produção estão muito descolados do preço de venda, qualquer medida que ajude a reduzir os gastos é um alento. No entanto, o volume autorizado, mesmo sendo o dobro do que era ofertado antes, é insuficiente para a maioria dos produtores. Mas é importante saber que o governo está reconhecendo a crise que vive a suinocultura, que é muito grave, e a gente espera que mais medidas sejam anunciadas em breve”.

Desde o final de 2015 a suinocultura vem enfrentando dificuldades devido ao alto custo de produção, ocasionado pelo preço do milho. O aumento nas exportações do grão e o baixo estoque são os principais causadores da crise. Em apoio ao setor, a ABCS defende a adoção de uma série de políticas públicas que possam auxiliar os produtores não só no atual momento, mas também de forma preventiva e contínua para as oscilações que são naturais neste mercado.

A proposta para aumento do limite de venda balcão havia sido apresentada no dia 17 de maio em reunião com o ministro Blairo Maggi. Além desta proposta, a entidade aguardar a publicação oficial da isenção de PIS/COFINS para importação de milho; e defende ainda a prorrogação dos custeios pecuários para suinocultores, a renegociação do saldo devedor das operações de crédito Rural de custeio e investimentos contratadas por suinocultores não integrados em 2012, e o retorno da linha de crédito de custeio para retenção de matrizes suínas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ABCS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário