Em Minas Gerais, maior frigorífico de suínos é de produtores independentes
No início dos anos de 1990, o Vale do Ipiranga, em Minas Gerais, era um polo produtor de cana de açúcar. Com a crise gerada ao longo do governo do então presidente Fernando Collor de Mello, muitos produtores deixaram a atividade. Sem vocação para o café e outras culturas, a suinocultura foi a atividade escolhida para voltar a gerar renda na região.
Em 1995, um grupo de 52 produtores teve a ideia de criar um frigorífico. Foi aí que nasceu a Saudali Alimentos, uma das maiores empresas de suíno do estado. Localizada em Ponte Nova, a empresa abate 2 mil animais por dia, gera mais de 1,1 mil empregos e produz cerca de 200 produtos (industrializados, embutidos e in natura), que são enviados para mais de 12 mil pontos de venda em 17 estados diferentes.
A empresa, uma sociedade anônima, conta atualmente com 39 acionistas. Todos são suinocultores independentes da região. Estes acionistas têm cotas diferentes, determinadas de acordo com o aporte financeiro investido na empresa e com a quantidade de animais que são entregues. Toda a matéria-prima da Saudali Alimentos vem das granjas dos acionistas. Nada é comprado de fora.
Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo
0 comentário
Suinocultura brasileira encerra 2025 em um dos melhores ciclos da história e projeta novo avanço em 2026
Avicultura de SC mantém liderança em 2025
Granjeiros garantem crescimento em produção, exportação e biosseguridade de proteínas animais em 2025
Custos de produção de frangos de corte e de suínos aumentam em novembro
Ritmo exportado de carne de frango segue elevado na terceira semana de dezembro/25, mas preços recuam
Carne suína: embarques e faturamento avançam na terceira semana de dezembro/25