Caso de gripe aviária em fazenda na França é revés para exportações do país

Publicado em 02/12/2016 12:33

PARIS (Reuters) - A França informou um caso grave de gripe aviária nesta sexta-feira em uma fazenda de patos no sudoeste do país, em mais um revés para as exportações francesas de aves e foie gras que foram atingidas por um surto similar há um ano.

O vírus da gripe aviária H5N8 foi confirmado em uma fazenda na região do Tarn, segundo o Ministério da Agricultura, dias após o vírus ser detectado entre aves selvagens no norte da França e após surtos na Europa ligados a aves migratórias.

O vírus H5N8 nunca foi detectado em seres humanos, mas resultou no abate de milhões de aves na Ásia em 2014, antes de se espalhar para a Europa.

    Devido ao novo caso, a França não irá conseguir recuperar seu status internacional de país livre de gripe aviária altamente patogênica, condição que almejava recuperar no dia 3 de dezembro se mais nenhum caso tivesse sido registrado após o surto entre as aves selvagens, disse o ministério em um comunicado.

Agora isso não acontecerá por pelo menos mais 90 dias, atrasando um retorno ao comércio normal com países como o Japão, que impôs proibições gerais sobre produtos avícolas franceses durante a onda anterior de surtos.

Os produtores estimam que uma parada de quatro meses para a criação de patos e gansos no início deste ano, para acabar com a onda anterior de gripe aviária, reduzirá a produção de foie gras em um quarto neste ano e elevará os preços em cerca de 10 por cento, pois a demanda tem seu pico na temporada festiva de fim de ano.

(Por Gus Trompiz)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário