Empresas de frango do Brasil suspendem visitas a granjas para prevenir casos de gripe aviária

Publicado em 09/01/2017 16:29

LOGO REUTERS 3.0

SÃO PAULO (Reuters) - As indústrias produtoras e exportadoras de carne de frango do Brasil decidiram interromper as visitas de clientes e fornecedores às suas instalações com aves vivas, informou nesta segunda-feira a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

A suspensão, que entra em vigor na terça-feira, valerá por 30 dias e se aplica a todos os elos da cadeia de produção.

A decisão ocorre no momento em que diversos países da Ásia e da Europa enfrentam surtos severos de gripe aviária, que provocou o abate de milhões de aves e já deixou vítimas fatais na China.

Na última semana, o Chile reportou um foco da doença em uma unidade de produção de perus, sendo o primeiro país sul-americano a detectar a gripe.

"As agroindústrias e as entidades estaduais estão engajadas nesta ação. Estamos fortalecendo nosso protocolo de biosseguridade, tornando ainda mais restritiva a circulação de pessoal e produtos dentro do processo produtivo", disse em nota o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, acrescentando que o Brasil é o único grande produtor e exportador que nunca registrou foco da doença.

A suspensão se estende a todos os visitantes brasileiros e estrangeiros.

A proibição de visitas já era aplicada a estrangeiros provenientes de países com focos ativos de gripe aviária. Para países sem focos da enfermidade, a visita era permitida apenas após uma quarentena de 72 horas, realizada no Brasil.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário