Fechamento de 18 aviários afeta economia de Nova Marilândia (MT)
O fechamento de 18 aviários em Nova Marilândia, a 261 km de Cuiabá, tem causado prejuízo à economia do município, que tem pouco mais de três mil habitantes. Segundo a Associação dos Avicultores do município (Avimar), o prejuízo estimado com a suspensão dos trabalhos é de cerca de R$ 100 mil por mês. Segundo os produtores, no ano passado, a agroindústrioa que comprava as aves suspendeu o contrato de vários criadores alegando falta de infraestrutura das granjas.
Por meio de nota, a empresa BRF Foods, que enviava frangos aos avicultores de Nova Marilância, afirmou que passou a alojar aves apenas em aviários que cumprem normativas do Ministério da Agricultura e que só retomará os envios aos locais que oferecem condições de segurança sanitária e ambiental.
Em alguns casos, após seis meses sem receber aves, algumas granjas já retomaram as atividades no município. É o caso do avicultor Juarez José da Silva, que passou seis meses com a granja vazia e só voltou a criar aves depois que fez mudanças no espaço de aproximadamente 1,2 mil m².
“Ficamos quase oito meses sem produzir frango. Precisamos adequar com a empresa e o pedido do Ministério da Agricultura, como reformar a lona, o barracão, fazer cerca em volta de tudo”, disse.
Leia a notícia na íntegra no site G1 - MT.
0 comentário
APINCO aponta queda de 15,3% na produção de pintos de corte em novembro/25
FACTA fortalece integração na cadeia de proteína animal e encerra 2025 com mais de dois mil participantes em eventos técnicos
Média diária exportada de carne de frango avança 16,4% até a segunda semana de dezembro/25, mas recua no preço pago
Carne suína: Faturamento diário salta mais de 51% até a segunda semana de dezembro/25
México abre investigações comerciais sobre algumas importações de carne suína dos EUA
Preços dos suínos em São Paulo mantêm estabilidade por 12 semanas; expectativa de aquecimento no mercado na próxima semana