Avicultores integrados passam por situação complicada na Argentina
A Comissão Agrícola das Confederações Rurais Argentinas (CRA) alertou sobre a grave situação pela qual passam os produtores integrados de frango no país. De acordo com a comissão, "os mesmos receberam um golpe severo em sua já dizimada economia, dado pelo aumento do preço do gás que se utiliza para a calefação dos pintinhos e também pelo aumento do preço de energia".
Nesta mesma linha, o coordenador da comissão, Alberto Carlevaro, disse que "é nossa responsabilidade advertir às autoridades que devem velar para que o trabalho rural siga crescente e uma importante fonte de renda. Estes problemas provocam o fechamento de granjas e consequências sociais que acarretam nesta situação penosa".
A busca de um equilíbrio entre as partes neste trabalho específico e com particularidades não deve ter partes vulneráveis dentro da mesma cadeia.
Com isso, a CRA defende que a integração deve ser uma alternativa viável e razoavelmente equilibrada para todos os atores desta cadeia e não somente para os integradores que fazem valer sua posição dominante. "Essa é a função do Estado. Sem produtores não há produção possível", finaliza o comunicado.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Suinocultura brasileira encerra 2025 em um dos melhores ciclos da história e projeta novo avanço em 2026
Avicultura de SC mantém liderança em 2025
Granjeiros garantem crescimento em produção, exportação e biosseguridade de proteínas animais em 2025
Custos de produção de frangos de corte e de suínos aumentam em novembro
Ritmo exportado de carne de frango segue elevado na terceira semana de dezembro/25, mas preços recuam
Carne suína: embarques e faturamento avançam na terceira semana de dezembro/25