Doença respiratória é detectada em suínos no Uruguai e acende alerta em província argentina

Publicado em 20/07/2017 09:20

O Ministério da Produção da província de Entre Ríos, na Argentina, está em estado de alerta e mostrou sua preocupação frente a uma publicação realizada por pesquisadores do Uruguai, que deram a conhecer os resultados positivos do vírus da síndrome respiratória reprodutiva em suínos (PRRS), segundo indicou a agência Télam.

A enfermidade não afeta seres humanos e nem altera a qualidade sanitária da carne suína, já que o vírus se caracteriza por alterações na reprodução em fêmeas, como abortos e nascimento de animais mortos e por problemas respiratórios nos leitões e nos suínos de engorda.

A decisão do Ministério se baseou na necessidade de "tomar precauções para não colocar em risco uma cadeia que gera valor agregado e posto de trabalho", disse a agência.

No caso das granjas, "a enfermidade pode ingressar frequentemente pela introdução de animais novos e de sêmen", disse Héctor Schell, diretor de Pecuária, Suinocultura e Avicultura de Entre Ríos.

O Uruguai também não notificou a Argentina formalmente. O Serviço Nacional de Qualidade e Sanidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina pretende suspender as autorizações de importação de suínos vivos, sêmen, carne e subprodutos de suínos provenientes do país vizinho.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Infocampo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário